Nem todos os corpos soterrados em Brumadinho poderão ser resgatados, diz Governo

Nem todos os corpos soterrados em Brumadinho poderão ser resgatados, diz Governo

Os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, informaram durante reunião do comitê de crise, no Palácio do Planalto, nesta terça (29), que nem todos os corpos soterrados em Brumadinho poderão ser resgatados.

“Este é um episódio de muita gravidade. Algumas pessoas triste e lamentavelmente não serão recuperadas. Tem uma questão de respeito e solidariedade a todas as famílias que viverão um luto sem necessariamente o seu ente querido”, afirmou Onyx. “É uma dor de intensidade absurda.”

A complicação da operação de resgate se dá pela densidade e o volume da lama, que, em determinadas regiões, forma um bloco de massa praticamente impenetrável.

O rompimento da barragem já contabilizou, até o momento, 65 mortos —desses, 31 já identificados— e 288 desaparecidos.

Na manhã desta terça (29), uma operação do Ministério Público de Minas Gerais, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal prendeu cinco engenheiros — três da Vale, em Minas Gerais e dois prestadores de serviço, em São Paulo — relacionados à segurança da barragem.

Os profissionais da Vale eram os responsáveis diretos pela estrutura que se rompeu, e os dois demais, os que atestaram a segurança da barragem em laudo recente. 

Recomendados para você