Vale vai fechar barragens iguais às de Mariana e Brumadinho

Vale vai fechar barragens iguais às de Mariana e Brumadinho

O presidente da Vale, Fabio Schvartsman, anunciou nesta terça-feira (29) que vai eliminar as dez barragens construídas com método semelhante ao de Mariana e de Brumadinho que ainda existem no país. Todas ficam em Minas Gerais.

Em entrevista coletiva, ele comentou a tragédia provocada pelo rompimento de uma barragem da mineradora em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.

O presidente da Vale se referiu na entrevista às barragens que usam o método de alteamento a montante. As duas barragens que se romperam, em Mariana e Brumadinho, tinham esse tipo de estrutura. Embora seja bastante comum, ele é considerado o menos seguro.

"A Vale verificou que possuía 19 barragens com a construção a montante", descreveu Schvartsman. De acordo com ele, antes do anúncio desta terça, nove delas já haviam sido "descomissionadas". "Todas elas estão desativadas. Descomissionar significa deixa de ser barragens. São esvaziadas ou integradas ao meio ambiente."

Segundo o executivo, as barragens desse modelo já estavam inativas – ou seja, não recebiam mais rejeitos. A decisão de agora, então, é uma forma de acelerar a eliminação das estruturas com alteamento a montante.

Ele ainda afirmou que, de acordo com laudos de auditorias recentes, todas as estruturas estão em perfeita estabilidade. "Resolvemos não aceitar apenas esses laudos e decidimos agir de outra maneira".

O rompimento da barragem de Brumadimnho deixou 84 mortos e há 276 pessoas desaparecidas.

Com informações do Portal G1.

Recomendados para você