'Superlua de Sangue' ficará visível na madrugada de segunda-feira (21)

'Superlua de Sangue' ficará visível na madrugada de segunda-feira (21)

2019 está apenas começando, e já vamos presenciar um fenômeno astronômico raro: um eclipse lunar total que acontece quando a Lua está no ponto mais próximo da terra.

 

Na madrugada de segunda-feira (21) acontecerá o primeiro eclipse lunar total do ano, conhecido como ‘Superlua’ de Sangue’ que estará visível na América do Sul, América do Norte, Oeste da Europa e África.

O eclipse lunar total acontece quando a Lua passa pela parte mais profunda da Terra, conhecida como umbra. O satélite é então atingido pela luz do Sol, cujo reflexo se espalha pela atmosfera da Terra com tonalidades vermelhas. Entre os fatores que influenciam o fenômeno é a distância entre o planeta e a Lua.

Horários para acompanhar a Superlua de Sangue

Na América do Sul, a observação será possível de ser realizada a partir das 00h30, com eclipse máximo acontecendo por volta das 3h15. A duração total será de cinco horas.

Prepare-se para ver o eclipse

É imprescindível escolher um bom local para acompanhar a Superlua de Sangue. Dê preferência à linha do horizonte sem poluição luminosa, e evite ficar em paisagens com muitos prédios e árvores.

O eclipse poderá ser observado a olho nu, sem necessidade de óculos escuros (a menos que você tenha olhos muito sensíveis).

Programe-se bem, a Superlua de Sangue só acontecerá novamente em 2036.

Com informações do portal Tempo Agora.

Recomendados para você