Vídeo flagra cenas de racismo no metrô

Vídeo flagra cenas de racismo no metrô

Um vídeo postado nas redes sociais mostra uma mulher negra sendo atacada através de gritos e frases racistas dentro do metrô no Rio de Janeiro. O post foi feito pela Designer Gráfica, Beatriz Andrade, nesta quinta-feira (29).

No vídeo, uma mulher começa a gritar descontroladamente e diz repetidamente que não quer que negros toquem nela, se referindo à senhora sentada atrás dela. Uma outra mulher negra se juntou para dar apoio a mulher que estava sendo atacada. No post, Beatriz conta que uma das mulheres estava chorando.

Muita gente interferiu e tentou conter a moça, que continuava a proferir palavras de ódio. Muitas pessoas começaram a chamar o segurança e após a chegada do funcionário, a mulher não quis sair, tendo que ser retirada a força. Após o episódio, nada foi feito e nenhuma informação foi passada para a moça que sofreu as agressões verbais.

"Não foi perguntado a senhora que foi atacada se ela queria sair para depor. Ela seguiu por dois pontos cabisbaixa, saiu e seguiu seu caminho, e acabou", conta Beatriz.

A jovem ainda conta que uma pessoa tentou disfarçar a situação, porém outro negro se manifestou dizendo que se fosse ao contrário, a mulher negra seria tirada violentamente do metrô. Outra mulher descordou e disse que a situação seria exatamente igual e reforçou: "pelo menos temos uma história para contar", tentando amenizar a situação.

Qualquer ação contra a honra de uma pessoa ou que atinge atributos intelectuais, físicos e morais, é considerado crime de Injúria Racial e está alocado no artigo 140, §3º, no Título I, capítulo V, da Parte Especial do Código Penal Brasileiro – “Dos Crimes Contra a Honra”.

Assista ao vídeo:

Recomendados para você