Empresa alfabetiza funcionários ao invés de demiti-los por não saberem ler

Empresa alfabetiza funcionários ao invés de demiti-los por não saberem ler

O que fazer quando uma tarefa não é cumprida da forma esperada e descobre-se, posteriormente, que parte da equipe responsável por tal tarefa não é alfabetizada? Foi o que aconteceu na WeWork, um espaço de trabalho compartilhado em São Paulo.

Nátaly Bonato, Community Manager do local, precisava resolver alguns problemas quanto à limpeza da unidade. Ela resolveu pedir para os funcionários, que eram terceirizados, que montassem um relatório apontando as principais questões.

“O relatório demorou 1 semana pra chegar e quando veio, o banheiro virou um caos. Não entendi nada e aí, nos reunimos e a descoberta foi que 50% do time (terceirizado) era iletrado”, escreveu Nátaly em uma postagem nas redes sociais.

Ao invés de trocar a equipe, Nátaly teve uma ideia muito melhor: procurar nas escolas que fazem parte da empresa alguém que pudesse alfabetizar os auxiliares de limpeza. Foi assim que ela conheceu a pedagoga Dani Araujo, que topou o desafio.

“As pessoas não são descartáveis. Eu não queria que alguém passasse pela minha vida sem ter o meu melhor, sem que eu pudesse tentar. Então, eu não queria que eles saíssem daqui um dia e continuassem tendo aquelas profissões por que eles não tinham escolha”, disse Nátaly em entrevista ao Razões para Acreditar.

empresa alfabetiza funcionarios ao inves de demiti los por nao saberem ler2

As aulas aconteciam às terças e quintas-feiras, no horário de almoço, e duravam 1 hora e meia. “Foi ousado participar desse projeto. Não tinha experiência com letramento para adultos. Vibrei e chorei com cada conquista que fazíamos juntos, me sinto privilegiada pelo aprendizado que eles me proporcionaram”, afirmou a pedagoga, que continuou dando as aulas mesmo depois de se desligar da empresa.

empresa alfabetiza funcionarios ao inves de demiti los por nao saberem ler3

Cinco meses depois, Irene, Neuraci e ‘Madruga’ já conseguiam escrever uma carta. Para celebrar essa conquista, Nátaly e seu time organizaram uma formatura surpresa. “Na hora que eu vi eles vindo de beca, eu comecei a desfalecer de chorar e não só eu!”, lembra Nátaly. “Foi muito incrível mesmo. Acho que é a melhor experiência da minha vida”.

Fonte: Bem Mais Mulher

Recomendados para você