Bairros terão ruas fechadas aos fins de semana para brincadeiras à moda antiga

Bairros terão ruas fechadas aos fins de semana para brincadeiras à moda antiga

Nesta sexta-feira (7) a rua Barão de Jundiaí, no Centro da cidade, parou por algumas horas para um resgate à infância. Amarelinha, Corda, ‘Corre Cotia’ e outras brincadeiras tomaram conta do imaginário das crianças e dos adultos que passavam por lá.

Todo esse movimento foi para apresentar à população a adesão do projeto ‘Cidade das Crianças’, desenvolvido pelo Instituto Alana, da Rede Latino Americana. Dentro do projeto existem dois programas que serão aplicados na cidade, o ‘Comitê das Crianças' e o 'Ruas de Brincar', que vão dar às crianças do munícipio o protagonismo nas tomadas de decisões e também reforçar a importância do 'brincar'.Lancamento Comite das Criancas e Ruas de brincar c 24 minFoto: Prefeitura de Jundiaí

Para o comitê serão escolhidas 24 crianças entre 9 e 11 anos, de escolas públicas e particulares, que serão sorteadas como representantes dos quatro vetores do munícipio. O projeto será iniciado em fevereiro de 2019, junto com o ano letivo. Nele, as crianças se encontrarão mensalmente no Complexo Fepasa para discutir propostas e políticas públicas que dizem respeito às necessidades do público infantil na cidade.

Já o ‘Ruas de Brincar’ vai envolver adultos e crianças na brincadeira. Será apresentada uma proposta de regulamentação de ruas que possam ser fechadas aos finais de semana, sob a responsabilidade de representantes dos bairros, para que as crianças possam brincar livremente, sem a interferência de veículos.

Lancamento Comite das Criancas e Ruas de brincar c 63 minProfessores do Projeto Guri se apresentaram durante lançamento do projeto. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Outra novidade serão as 'Amarelinhas' pintadas em locais inusitados ao redor da cidade, a fim de garantir não somente espaços de diversão para as crianças, como também chamar a atenção para a importância do 'brincar' e do retorno à infância pelos adultos.

Com a novidade, Jundiaí se torna a primeira cidade do Estado de São Paulo a aderir ao programa ‘Cidade das Crianças’ e a segunda do Brasil, logo atrás de Boa Vista, em Roraima.

Lancamento Comite das Criancas e Ruas de brincar c 82 minFoto: Prefeitura de Jundiaí

Na primeira fase, já estão previstos alguns locais onde as Amarelinhas serão pintadas. São eles: Paço Municipal, Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz), em frente à Câmara Municipal, na entrada do Terminal Central, no viaduto da Avenida Jundiaí, nas entradas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Vila Rami e do Jardim Esplanada, na entrada da UPA do Vetor Oeste, na Rua Rio de Janeiro (Jardim Tarumã), na passarela do Terminal Hortolândia, na academia ao ar livre do Jardim Santa Gertrudes e em frente à Ponte Torta.

“Eu fico muito emocionada de perceber que a nossa cidade entende a infância como potente, relevante e importante para o futuro. Quem pensa no futuro, pensa na criança hoje. Pensa na criança cheia de interações, potenciais e inteligências que tornam a cidade melhor. Jundiaí reconhece a infância como uma das grandes premissas da sociedade”, analisa Vasti Ferrari Marques, Gestora de Educação.

Recomendados para você