Jundiaiense transforma o amor pela sua avó em um lindo livro infantil

Jundiaiense transforma o amor pela sua avó em um lindo livro infantil

A escritora Lucia Fontes tinha 11 anos quando seu avô paterno, Antônio, faleceu. Sua avó materna, Esther, se foi algum tempo depois. Apesar de, como ela mesmo disse, amar os quatro avós, foi a morte dos dois que mais marcou – principalmente da vó Esther. Essa experiência com a morte e a ausência de pessoas que ela amava muito virou agora um livro infantil cheio de amor.

'Dentro do Coração' é um livro que contará com 32 páginas ilustradas. Como resume a autora, "ele fala sobre o amor entre uma menina e sua avó, um amor que ultrapassou a saudade". As ilustrações são da artista Carol Rosetti.

Para publicar o livro, a jundiaiense lançou uma campanha de financiamento coletivo no Catarse, afim de encontrar pessoas que queiram apoiar o seu projeto. "Dentro do coração trabalha com rimas, trazendo musicalidade, ritmo, leveza e sensibilidade para ajudar a desconstruir medos e tabus em torno de um assunto difícil", diz trecho do seu projeto na plataforma.

Nesta quarta-feira, dia 26, é comemorado o Dia dos Avós, data mais do que simbólica para conversar com Lucia e saber um pouco mais sobre seu livro, que homenageia uma das figuras mais importantes na vida de uma criança.

Ela conta que perder sua avó Esther foi um dos momentos mais difíceis. Chorou e chorou por várias noites, escondida, para não pesar ainda mais na tristeza de sua mãe. Até que, em uma dessas noites, Lucia recebeu a visita de sua avó.

"Um sonho muito especial cujas imagens continuam nítidas na minha memória. O azul, o sorriso, o abraço, o amor. Vó Esther me pegou pelas mãos e me levou para ver onde ela estava, um lugar lindo e iluminado, embaixo da água. Mergulhamos na praia e fomos nadando por baixo d’água até chegar em uma cidade no meio do oceano. Ela disse que estava bem, que eu não precisava ficar triste", conta a escritora.

Foi um sonho com muitos significados, que até hoje sensibiliza Lucia, mas fez ela enxergar a morte de outra forma. "Nunca mais chorei daquela forma ao pensar nela. Ainda choro de saudade, de emoção por senti-la por perto, mas não com pesar, tristeza e dificuldade de aceitar".

E foi justamente este sonho que inspirou o seu livro. "Já trabalhava na área editorial quando pensei que poderia escrever um livro sobre isso. O tempo foi passando até que me vi publicando um livro infantil sobre minha gatinha. Após 2014, com o primeiro livro pronto, a ideia de colocar no papel o sonho com a vó Esther foi ficando mais nítida. Pensei que seria interessante tentar fazer outro livro infantil, mas não tinha nada definido".

Foi somente no ano passado, em um único dia, que a história inteira surgiu em sua cabeça e, entre rabiscos e rascunhos, foi tomando forma. "No dia 21 de outubro de 2017, um sábado, eu estava limpando a casa. Entre uma passada e outra de pano úmido no piso laminado, a história bateu na porta e entrou. Comecei a visualizar o texto em forma de estrofes, cada momento em quatro linhas. Era tudo tão nítido, tão absurdamente presente, que tive que largar o rodo e começar a escrever no primeiro papel que achei", conta.

O livro tem a Lucinha criança, aquela que sofreu, chorou e aprendeu a lidar com a morte e a ausência. Entre estrofes, rimas e ilustrações, o livro é uma espécie de homenagem aos avós, uma forma de dividir com as pessoas o modo como uma criança lidou com a ausência de uma pessoa que amava – e também uma forma de ajudar pais e crianças a lidar com a morte – um assunto difícil para muitos.

"Percebo que também quis escrever essa história por mim, para que todo o momento vivido fizesse sentido, para trabalhar meus sentimentos com relação a ausências de um modo geral", explica a jundiaiense, que além de escritora, é também designer gráfica e editora.

Mas, para que o livro seja publicado, Lucia depende do apoio das pessoas, já que envolve uma série de custos. "A campanha é no formato tudo ou nada, ou seja, se a meta for alcançada, meu coração vai ficar a mil e os apoiadores vão receber o livro no conforto da sua casa, pelo correio! No entanto, caso o valor necessário para publicar o livro não seja atingido, ele vai existir apenas no meu coração, mas os apoiadores receberão de volta o valor integral do apoio", diz a autora.

Para saber mais sobre essa linda história e apoiar esse projeto, acesse este link e confira mais detalhes na plataforma do Catarse.

Jundiaiense transforma o amor pela sua avó em um lindo livro infantil 2Lucia depende do financiamento coletivo para o lançamento do livro

Jundiaiense transforma o amor pela sua avó em um lindo livro infantil 3Com sensibilidade, o livro fala sobre o luto e o amor pela figura dos avós

Jundiaiense transforma o amor pela sua avó em um lindo livro infantil 4Ilustração de Carol Rosetti mostra o afeto de Lucinha criança com sua vó, Esther

Jundiaiense transforma o amor pela sua avó em um lindo livro infantil 5Lucinha criança, traduzida pelos traços sensíveis da ilustradora

Recomendados para você