Moradora pintou postes na Ponte São João: "Queria trazer alegria para o bairro"

Moradora pintou postes na Ponte São João: "Queria trazer alegria para o bairro"

Quem passa na frente da casa de Dona Helena, na Ponte São João, certamente repara as cores que ali se encontram. Os muros da frente da sua casa e do quintal, assim como a calçada e a asfalto na frente, são todos coloridos, com uma série de desenhos que vão de flores a outros elementos abstratos.

Helena Tavares, de 70 anos, conta que pintou pela primeira vez em 2008, quando sobrou tinta e ela decidiu colorir sua antiga casa, no Ivoturucaia. Em 2014 ela mudou para a Ponte São João e aí a paixão se tornou ainda maior: a frente da sua casa e o seu quintal são totalmente cheios de cores, assim como sua sala e algumas outras partes internas da casa.

No ano seguinte, em 2015, foi quando ela decidiu levar mais cores também para o bairro e pintar os postes. Atualmente, ela conta que são aproximadamente 20 deles coloridos. "Eu queria trazer alegria para o bairro. As crianças por exemplo gostam muito... Um dia desses um passou aqui na frente de casa e disse para a mãe que queria que todas as ruas fossem assim", contou.

E não pensem que é tudo previamente planejado. Dona Helena conta que é tudo feito na hora, sem esboços. "Tudo sai da cabeça, na hora, não planejo nada antes. É como uma terapia para mim, esqueço de todas as dores do físico enquanto estou pintando".

E ela garante que faz um baita sucesso com as crianças: até excursão escolar já teve na sua casa, por dois anos consecutivos. "Vieram duas vezes uma turma do Pedro de Oliveira aqui, ver os desenhos. Depois todos eles me mandaram uma cartinha. São eles que me motivam, faço o gênero de desenho das crianças, porque gostam de cores", continuou.

Ela também recebeu, em 2017, homenagem da Câmara Municipal de Jundiaí, pelo trabalho artístico voluntário que realiza na cidade ao embelezar postes, muros e praças com suas obras de arte. Dona Helena ainda visitou, recentemente, alunos de outra escola, onde falou um pouco sobre seu trabalho artístico - e todos eles deram para ela, de presente, várias ilustrações.

E os elogios dos moradores da região são inúmeros. "O pessoal gosta, a maioria diz que traz alegria para o bairro. A arte e as cores trazem isso mesmo, alegria. Não passa nunca pela minha cabeça desmanchar os meus desenhos, eu gosto de tudo que eu fiz", finaliza a artista.

É difícil não se encantar com tantas cores, né? Confira algumas fotos:

 Moradora pintou postes na Ponte São João Queria trazer alegria para o bairro 4
Dona Helena posando ao lado de sua obra de arte

Moradora pintou postes na Ponte São João Queria trazer alegria para o bairro 5Até o asfalto é todo colorido!

Moradora pintou postes na Ponte São João Queria trazer alegria para o bairro 9Mais detalhes do asfalto

Moradora pintou postes na Ponte São João Queria trazer alegria para o bairro 7Seus desenhos são cheios de temas tropicais e flores

Moradora pintou postes na Ponte São João Queria trazer alegria para o bairro 10Ela contou que as flores rosas foram os primeiros desenhos da casa nova e que, depois delas, não parou mais

Moradora pintou postes na Ponte São João Queria trazer alegria para o bairro 8Cores vibrantes fazem a alegria das crianças!

Moradora pintou postes na Ponte São João Queria trazer alegria para o bairro 11Ao menos 20 postes da Ponte São João receberam a intervenção artística da moradora

Moradora pintou postes na Ponte São João Queria trazer alegria para o bairro 3Ela ainda foi homenageada pela Câmara Municipal de Jundiaí, pelo belo trabalho artístico 

Recomendados para você