Jundiaiense conquista terceiro lugar na maior feira de ciências e engenharia do mundo

Jundiaiense conquista terceiro lugar na maior feira de ciências e engenharia do mundo

Representando Jundiaí na Intel ISEF - International Science and Engineering Fair, a maior feira pré-universitária de ciências e engenharia do mundo, Gabriel Gelli Checchinatto conquistou o terceiro lugar na categoria Sistemas Embarcados.

Ele foi um dos 25 estudantes brasileiros selecionados para participar da feira realizada em maio, nos Estados Unidos. Ao todo, o Brasil apresentou 18 projetos.

Gabriel levou para a feira o projeto Dispenser Autônomo de Líquidos, já em protótipo, que é capaz de encher recipientes como copos ou jarras, independentemente de seus tamanhos, de forma automática.

O objetivo é tornar mais prático o uso de dispensers, além de evitar transbordamentos (e consequente desperdício de água), assim como também auxiliar deficientes visuais. Para isso, o mecanismo prevê um retorno sonoro para quando o recipiente é colocado no local correto e outro para quando já está cheio.

“Poder apresentar um projeto próprio na maior feira mundial de Engenharia e Ciências para alunos pré-universitários já é uma satisfação muito grande. Receber um prêmio foi muito além, eu não poderia estar mais feliz e agradecido por todo apoio que recebi nessa jornada”, celebra o estudante.

Aos 18 anos, Gabriel se formou no Ensino Médio em 2017 no Colégio Ser, onde desenvolveu o projeto com a orientação do professor Ricardo Meca Parmezzano, e atualmente é aluno de Engenharia Mecatrônica na Universidade de São Paulo (USP).

Durante a sua participação na FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, no início deste ano, o Gabriel já havia conquistado prêmio em dinheiro e certificado de reconhecimento da Associação dos Engenheiros Politécnicos, 1ª colocação entre todos os projetos de Engenharia do Brasil e a credencial para participar, com tudo pago, da feira nos EUA.

Recomendados para você