Jundiaienses estão a meio caminho de Olimpíada Mundial de Mind Lab, na Turquia

Jundiaienses estão a meio caminho de Olimpíada Mundial de Mind Lab, na Turquia

Alunos da The Joy School, escola particular em Jundiaí, estão classificados para a etapa nacional da Olimpíada de MindLab, após vencerem a competição regional. Se vencerem as outras nove escolas que foram classificadas ao redor do Brasil, eles vão competir na Turquia, representando o Brasil.

Mind Lab é uma modalidade que integra o projeto pedagógico Mente Inovadora, presente em vários países do mundo. Por meio de quatro jogos, é instigado o uso do raciocínio lógico, prezando o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e éticas em crianças e jovens. Dentro da competição, o raciocínio deve ser utilizado em quatro jogos: Quoridor, Octi, Damas e Abalone.

“Nesta primeira fase, regional, foram 103 escolas da área privada e 39 da área pública, com mais de 4000 participantes. Agora, para a etapa nacional, são 10 escolas”, conta o professor responsável pelo treinamento dos alunos, Aldaberto Perucci. A próxima competição, nacional, será no dia 5 de maio em São Paulo.

“Fazemos esse programa dentro da escola, uma aula por semana. Agora que está próximo da competição, fazemos um trabalho mais específico com eles. Para escolher os alunos, escolhemos um vencedor de cada sala, para competirem entre si, e depois definimos os quatro alunos que vão nos representar. São todos da faixa etária do 4º ao 7º ano”, continua.

Os jogos, desenvolvidos na Europa e Estados Unidos, com exceção da Dama, foram criados por meio do Mente Inovadora, projeto que atua no ramo da psicopedagogia, neurociência e educação. Presente em 15 países, ele tem validação em testes e avaliações realizadas pelo ENAD.

Sobre as expectativas, o professor garante que são as melhores possíveis. “Estamos fazendo um bom trabalho. Eles estão treinando em casa, a família está se envolvendo. Há uma grande interação dos colegas da escola e dos pais. Com isso, eles também desenvolvem habilidades emocionais, sociais e cognitivas”, conta.

Se eles ganharem a etapa nacional, a próxima etapa será de 10 a 13 de junho, com outros alunos ao redor do mundo, na Turquia.

Recomendados para você