Audiência sobre o fim dos fogos na região da Serra do Japi será no dia 25

Audiência sobre o fim dos fogos na região da Serra do Japi será no dia 25

Na próxima quarta-feira, dia 25, às 19 horas, será realizada audiência pública, na Câmara de Jundiaí, sobre projeto de lei que proíbe a soltura de fogos com estampido no território da Serra do Japi. O projeto, legal e constitucional, tem autoria dos vereadores Faouaz Taha (PSDB), Rafael Antonucci (PSDB), Leandro Palmarini (PV) e Paulo Sérgio Martins (PPS) e apoio de entidades técnicas, veterinários e da própria Fundação da Serra do Japi.

Segundo os vereadores, o projeto é uma forma de continuar o debate que repercutiu, em 2017, na cidade, com projeto – também de autoria dos quatro vereadores – que buscava o fim dos fogos barulhentos em toda a cidade. O texto foi rejeitado em sessão pela maioria dos parlamentares. Na época, a população manifestou apoio em abaixo-assinado com mais de 2 mil assinaturas e participação em audiência realizada. A campanha do vereador Faouaz, nas redes sociais, #RojãoemJundiaíNão também mobilizou apoiadores, veterinários, entidades técnicas, como o Conselho Municipal do Meio Ambiente.

"Este projeto já era uma ideia do vereador Paulo Sérgio e nos juntamos à causa. Além de ser um bem comprovado para a região da Serra que merece tratamento adequado, o texto nos permite retomar o assunto da proibição dos fogos com estampido. Em 2017, com debate, mostramos com base técnica o quanto muitos se sentem prejudicados com essa prática, não somente os animais", diz Faouaz.

A audiência pública é aberta a todos. O projeto seguirá para votação em maio.

Recomendados para você