Integração entre forças policiais passa a ser modelo de segurança em Jundiaí

Integração entre forças policiais passa a ser modelo de segurança em Jundiaí

Como parte do Plano de Segurança Municipal, o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB) anunciou a continuidade dos trabalhos do Centro Integrado de Comando e Controle de Jundiaí (CICCJ) durante os eventos de grande porte realizados na cidade. A declaração representa um novo modelo de segurança baseada na integração entre as forças de segurança em ações de combate a criminalidade em Jundiaí.

O anúncio foi feito na última quinta-feira (01) com a presença de autoridades da Polícia Militar, Bombeiros, Rodoviária, Guarda Municipal e Polícia Civil, além do judiciário. "Estamos ampliando esta integração entre as forças policiais como parte do Plano Municipal de Segurança no combate a criminalidade. Recentemente, tivemos uma experiência de sucesso e esse formato será mantido", comentou o prefeito, citando a atuação no Carnaval.

Nos dias de Carnaval, o CICCJ centralizou informações de forma online rapidamente, por meio de imagens das câmeras de monitoramento instaladas na cidade. A partir dos dados e da participação simultânea de representantes das forças de segurança, as providências foram tomadas de forma imediata pelo órgão responsável por sua administração direta com a colaboração dos demais.

O tenente-coronel Henrique Neto , comandante do 49º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), destacou também a integração com a Guarda Municipal durante os trabalhos nas ruas, incluindo o acompanhamento em tempo real pelos profissionais da Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras. "Neste ano conseguimos uma eficiência muito maior em termos de policiamento, segurança e prestação de serviço público devido a este trabalho integrado. Vamos ampliar este relacionamento para garantir a manutenção da ordem pública", declarou.

Compareceram ao encontro: o comandante do 49º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), tenente-coronel Henrique Neto; a tenente-coronel Carla Basson (11º BPMI); major Neves, do 1º Grupamento de Bombeiros (GB), major Neves; o capitão Zampronio (representando o comando do Policiamento Rodoviário); o titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), dr. Luiz Carlos Duarte; e Laerte Righetto (coordenador do Juizado de Menores).

Recomendados para você