Holandeses acompanham programa federal em Jundiaí

Holandeses acompanham programa federal em Jundiaí

Uma comitiva da Fundação holandesa Bernard Van Leer esteve em Jundiaí nesta terça-feira (27) para conhecer a aplicação do programa federal "Criança Feliz" no município e foi recebida pelo prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB). Jundiaí foi a escolhida para receber a visita por ser um indicativo do programa no Brasil.

O programa federal é atrelado ao Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e visa acompanhar através de visitas domiciliares o desenvolvimento infantil integral de crianças em situação de vulnerabilidade social nos primeiros anos de vida.

Ao final do encontro, os representantes da Fundação acompanharam os visitadores do programa a alguns dos domicílios atendidos semanalmente no município. No Jardim São Camilo, a visita foi à casa de Kelly Melo, que aguardava acompanhada do filho Lucas, de sete meses. "O acompanhamento da equipe faz toda diferença no desenvolvimento do Lucas. Falamos sobre a importância do vínculo do meu filho comigo. E ele aguarda ansiosamente a vinda delas e, por isso, indico o programa Criança Feliz para minhas conhecidas", explica.

A Fundação holandesa é especializada em desenvolvimento infantil e desenvolve um trabalho em conjunto com o governo federal na aplicação do Criança Feliz. Para o conselheiro da Fundação, Steven Kaempfer, o programa é um dos mais visionários do mundo. "Queremos esta troca de experiências, saber como vai a prática e quais os obstáculos, pensando já em seu futuro e na melhor forma de trabalhar conjuntamente", explicou.

Para o prefeito Luiz Fernando Machado o trabalho realizado nesta etapa da infância tem reflexos significativos no futuro do indivíduo. Na oportunidade, Luiz Fernando falou das ações que envolvem o programa 'Escola Inovadora', que tem como eixos a qualidade do ensino, a melhoria da ambiência das escolas e a valorização dos profissionais da Educação.

Em Jundiaí, o programa Criança Feliz é coordenado pela gestora da Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Nádia Taffarello Soares e a primeira-dama, Vanessa Machado, é a madrinha do projeto.

Para a gestora da UGADS, o programa reside a semente de uma transformação. "Através do Criança Feliz descortinamos uma série de problemas e enxergamos os invisíveis, e devemos o sucesso disso aos visitadores", diz.

Recomendados para você