Bianca vai apresentar projeto para refugiados do Congo na Câmara de Jundiaí

Bianca vai apresentar projeto para refugiados do Congo na Câmara de Jundiaí

A sessão da Câmara de Jundiaí desta terça-feira, dia 27, abrirá um espaço para apresentação da experiência da jundiaiense Bianca Torres, de 14 anos, em um campo de refugiados da guerra civil do Congo na Angola.

Bianca criou o projeto de uma biblioteca para levar cultura e entretenimento a estas pessoas com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), trabalho que deverá ser implantado até o final do ano.

A iniciativa de homenagear a jovem jundiaiense partiu do vereador Paulo Sérgio Martins (PPS), que ficou sabendo da história por meio de reportagem do Tribuna de Jundiaí.

O vereador também é amigo do pai da jovem, Demetrius Torres, que acompanhou a filha na viagem.

"Ficamos contente por este reconhecimento, não temos a intenção de aparecer, mas precisamos de todo o apoio neste momento para conseguirmos viabilizar este projeto", informa o pai da jovem.

LEIA TAMBÉM

Jundiaiense trocou festa de 15 anos por visita a refugiados e inspirou projeto da ONU

Demetrius informa que já começou a receber doação de livros, porém o maior problema no momento é estruturar a parte logística de armazenagem e envio dos livros.

Todo material arrecadado será enviado para o campo de Lóvua, em Angola. "No Congo eles falam francês e alguns outros dialetos. Como eles se mudam para Angola, onde se fala Português, eles precisam aprender a nova língua.

Por isso são necessários voluntários que ensinem português, assim como materiais de apoio à língua", explica Demetrius.

Recomendados para você