Quase 2 milhões de veículos rodam pelas ruas do Brasil com os chamados “airbags mortais”. Eles foram convocados, mas não passaram pelo recall para trocar a peça defeituosa que pode causar ferimentos graves e foi responsável pela morte de 16 pessoas nos Estados Unidos e na Malásia. As informações são do O Globo.
Mais de 70% dos donos das 2,6 milhões de unidades que foram convocadas até o início deste mês não levaram seus carros às concessionárias ou ainda não tiveram o problema resolvido.
Os airbags defeituosos foram fabricados pela Takata, empresa japonesa que é uma das maiores fornecedoras desse equipamento. Ao todo, mais de 30 milhões de veículos de diversas marcas foram chamados de volta às concessionárias em todo o mundo.
Toyota e Lexus
A marca com o maior número de unidades convocadas no caso dos "airbags mortais" no Brasil é a Toyota. Foram ao menos 9 campanhas e 1,46 milhão de veículos convocados até este mês, sendo 135 da divisão de luxo Lexus.
Segundo a fabricante, apenas 27,5% já tiveram o problema solucionado. Isso representa pouco mais de 400 mil carros com o componente substituído e outros 1,05 milhão a reparar.
Veículos chamados: 1,46 milhão
Índice de atendimento: 27,5%
Veículos atendidos: cerca de 400 mil
Modelos envolvidos: Etios, Corolla, Hilux, RAV4, Fielder e SW4
Onde consultar os veículos em recall: www.toyota.com.br/servicos/recall
Honda
Em seguida, aparece a Honda, com cerca de 1 milhão de veículos chamados e índice de atendimento de 24,3%. Na prática, somente 250 mil não correm mais risco, enquanto outros quase 800 mil ainda possuem os airbags defeituosos. Além dos procedimentos obrigatórios, a montadora fez uma campanha recente na TV, convocando quem ainda não atendeu aos chamados no Brasil.
Veículos chamados: 1,05 milhão
Índice de atendimento: 24,3%
Veículos atendidos: cerca de 250 mil
Modelos envolvidos: Civic, City, Fit, CR-V e Accord
Onde consultar os veículos em recall: www.honda.com.br/suaseguranca
Nissan
A Nissan, terceira com o maior número de veículos convocados, divide a porcentagem de unidades atendidas pela "idade" dos carros.
Segundo a marca, 75% dos veículos com até 5 anos de uso já foram atendidos. O índice cai para 35% quando são considerados carros com 5 a 10 anos de fabricação e, para apenas 10%, quando as unidades já têm mais de 10 anos.
Veículos chamados: 140 mil
Índice de atendimento: 75% em carros de até 5 anos, 35% em carros com idade entre 5 e 10 anos e 10% em carros com mais de 10 anos de fabricação
Veículos atendidos: cerca de 60 mil
Modelos envolvidos: March, Versa, Sentra, Frontier, Livina, Grand Livina, Tiida, X-Trail e e Pathfinder
Onde consultar os veículos em recall: www.nissan.com.br/servicos/recall-nissan.html
Fiat Chrysler (FCA)
Dos quase 20 mil veículos da Fiat Chrysler convocados para recall por conta de airbags da Takata, apenas 5 mil atenderam aos chamados, segundo a fabricante. São cerca de 25%. Isso inclui modelos de Fiat, Jeep, Chrysler e RAM.
Veículos chamados: 19 mil
Índice de atendimento: 25,3%
Veículos atendidos: cerca de 5 mil
Modelos envolvidos: Fiat Uno, Jeep Renegade, Jeep Wrangler, Chrysler 300C e RAM 2500
Onde consultar os veículos em recall:
Fiat - www.fiat.com.br/ja-tenho-um-fiat/fiat-recall/uno-outubro-17.html
Chrysler - www.chrysler.com.br/#!recall
Jeep - www.jeep.com.br/recall-carros-jeep.html
RAM - www.ram.com.br/recall-carros-ram.html
Volkswagen
A Volkswagen teve apenas um recall relacionado aos “airbags mortais”. Foram 33 unidades do Tiguan. Destas, 31 já receberam atendimento.
Veículos chamados: 33
Índice de atendimento: 94%
Veículos atendidos: 31
Modelo envolvido: Tiguan
Onde consultar os veículos em recall: www.vw.com.br/pt/servicos/recall.html
Audi
No Brasil, a marca com menos unidades convocadas até agora é a Audi. Foram apenas 13 exemplares dos modelos Q5 e SQ5. De acordo com a fabricante, todas já foram reparadas.
Veículos chamados: 13
Índice de atendimento: 100%
Veículos atendidos: 13
Modelos envolvidos: Q5 e SQ5
BMW
Veículos chamados: 4.415
Índice de atendimento: não divulgado
Modelos envolvidos: Série 3, Série 5 e X5
Onde consultar os veículos em recall: www.bmw.com.br/pt/ssl/recall.html
Chevrolet
Veículos chamados: 5.502
Índice de atendimento: não divulgado
Modelos envolvidos: Agile e Montana
Onde consultar os veículos em recall: www.chevrolet.com.br/servicos/recall.html
Mitsubishi
Veículos chamados: 48.159
Índice de atendimento: não divulgado
Modelos envolvidos: Lancer, L200 e Pajero Full
Onde consultar os veículos em recall: www.mitsubishimotors.com.br/wps/portal/mit/relacionamento/recall
Subaru
Veículos chamados: 3.471
Índice de atendimento: não divulgado
Modelos envolvidos: Impreza (hatch, WRX e STI), Forester, Legacy, Outback e Tribeca
Onde consultar os veículos em recall: www.subaru.com.br/recalls-subaru