Qual a importância dos jornalistas para a manutenção da democracia?

Qual a importância dos jornalistas para a manutenção da democracia?

Neste domingo, dia 7 de abril, é celebrado o Dia do Jornalista, profissional que apura fatos e informa a população sobre os mais variados temas. No entanto, para que a profissão possa ser exercida de maneira plena, é necessário que os profissionais possam atuar de maneira livre e democrática.

"Não há democracia sem liberdade de imprensa", afirma Oswaldo Martins Estanislau do Amaral, cientista político e professor na Unicamp. Para ele, a profissão é de extrema importância para a existência de um Estado Democrático de Direito.

"A primeira emenda da Constituição Americana inclusive fala sobre isso, sobre a necessidade de liberdade de imprensa e de expressão. E em todos os lugares em que a democracia começou a aparecer, esse era um dos pilares", explica.

"A possibilidade de você informar e até contradizer os governantes é um dos princípios democráticos. O trabalho sério da imprensa é muito importante, já que a informação é fundamental para que a sociedade possa fazer as suas escolhas", continua.

O cientista político ainda na analisa que, em momentos de ameaça a democracia, os primeiros a sofrer são os acadêmicos e os profissionais da imprensa.

"Porque são aqueles que sofrem com a liberdade de expressão e de opinião e que formam a opinião pública. São os primeiros a serem atacados e estamos observando casos em vários países do mundo", analisa.

Ele também relembra os casos de fake news, muito comuns durante o último período eleitoral, mas que já se tornaram um fenômeno dos aplicativos de mensagem na atualidade.

"Elas são ruins especialmente para a imprensa, que acaba perdendo a credibilidade. O jornalista checa fonte, faz a a matéria, procura dados, mas basta alguém fazer um tweet dizendo que aquilo é mentira, que as pessoas já desconfiam das reportagens, já começam a compartilhar, até mesmo fazem ataques contra a imprensa", diz.

A data

O Dia do Jornalista, comemorado desde 1931, é uma homenagem ao jornalista Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade pelo fim da monarquia portuguesa e independência do Brasil.

Ele foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830 por inimigos políticos e o movimento popular que foi gerado após sua morte resultou na abdicação do trono por parte de D. Pedro I em 7 de abril de 1831, deixando o trono para seu filho, D. Pedro II, na época com 14 anos.

Foi também no dia 7 de abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.

Recomendados para você