Após ficar tetraplégico, homem aprende a pintar quadros com a boca

Após ficar tetraplégico, homem aprende a pintar quadros com a boca

O morador de Sorocaba (SP), João Jacob, de 47 anos, ficou tetraplégico em 2001 após bater a cabeça durante um mergulho no rio Tapiraí (SP), quando tinha 29 anos. Há 13 anos, ele descobriu um novo talento e passou a pintar quadros com a boca e os pés.

 

Ele contou ao portal de notícias G1, que a ideia surgiu quando estava assistindo televisão e viu a reportagem de uma garota pintando com a boca e gostou. Assim, pediu a família que comprasse tinta, tela e pincel para que pudesse começar, mesmo nunca tendo feito isso antes.

Por um programa de TV, João conheceu a Associação dos Pintores com Boca e os Pés. “O início da prática foi difícil, mas melhorei quando comecei a fazer aulas práticas na associação, com a ajuda de professores. De lá consigo um apoio para adquirir o material de pintura. Amo muito pintar, para mim é uma terapia”, disse ao G1.

Segundo a cuidadora Marcely Bueno, João enviou os trabalhos para a associação e, em torno de um ano, foi aprovado e começou a fazer parte.

“Hoje ele conta com uma bolsa, que complementa a renda da casa, pois só com a aposentadoria ficaria difícil. Ele melhorou muito desde que passei a ficar do lado dele. É muito legal ver a evolução dos quadros. Um material adequado e telas bem desenhadas fazem muita diferença. Procuro ajudar no que eu posso”, contou a cuidadora ao G1.

O pintor ressalta também a importância da prática e o quanto contribuiu para que ele pudesse seguir sua vida.

“Agradeço a Deus todos os dias por poder fazer isso. Fiz muitos amigos na associação. Para mim é um motivo de superação pessoal e alegria, de poder ver a felicidade das pessoas com as minhas obras e, ao mesmo tempo, ser um exemplo de superação”, afirmou ao G1

.Sobre as obras produzidas, João afirma que se inspira na internet para criar os desenhos. Suas telas também auxiliam em sua renda, ele conta que colocou um banner na frente de sua casa para divulgar.

Fonte: G1

Recomendados para você