Projeto Guri avisa que demitirá 650 pessoas e pode fechar 31 mil vagas

Projeto Guri avisa que demitirá 650 pessoas e pode fechar 31 mil vagas

Funcionários do Projeto Guri, um dos maiores programas socioculturais do Brasil, começaram a receber nesta sexta-feira (39) aviso prévio de que devem ser demitidos no próximo mês, diz coluna da Mônica Bergamo, na Folha de São Paulo.

De acordo com a reportagem, mais da metade dos educadores, músicos e coordenadores de polos que ensinam música devem ser demitidos. Foram 650 avisos, de um total de 1500 pessoas empregadas no projeto.

As medidas foram tomadas após decisão do governo João Dora de cortar o orçamento da Secretaria da Cultura e Economia Criativa em 23%, totalizando R$ 148 milhões.

Com o corte, o Projeto Guri precisará fechar 31 mil das 50 mil vagas abertas hoje. Dos 335 polos em funcionamento, 171 precisariam encerrar as atividades.

Em nota, a pasta informou que "as metas são minimizar as consequências e buscar mais eficiência e mais eficácia. Estamos fazendo reuniões com cad uma das 18 organizações sociais, incluindo as gestores do Projeto Guri, para definir as prioridades e os ajustes necessário".

Um abaixo-assinado no Avaaz contra os corte que vão afetar o Projeto Guri já conseguiu quase 100 mil assinaturas.

 

Recomendados para você