Islândia gera polêmica com lei que torna todos os maiores de 18 anos doadores de órgãos

Islândia gera polêmica com lei que torna todos os maiores de 18 anos doadores de órgãos

Desde o dia 1º de janeiro, todos os islandeses se tornaram doadores de órgãos. A medida é parte de uma lei aprovada em junho de 2018 na Islândia, que determina todas as pessoas como doadoras, exceto quando declararem explicitamente o contrário.

 

Antes da lei, os islandeses precisavam declarar-se doadores de órgãos, uma atitude feita por cerca de 10% da população, segundo informações do Icelandic Review.

Com a entrada em vigor da nova legislação, acredita-se que o número de pessoas interessadas em tornarem-se doadores aumentará ao mesmo tempo em que preserva o direito daquelas que, por alguma razão, não querem doar seus órgãos. Cidadãos que desejam ser retirados da lista de doadores precisam preencher um formulário online do Departamento de Saúde islandês.

Já no Brasil a legislação é diferente, a doação é feita apenas com a autorização familiar. Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, cerca de metade das famílias não concorda que sejam retirados os órgãos e tecidos do ente falecido para doação. Portanto, é imprescindível comunicar seus parentes sobre o interesse em se tornar um doador.

Via Hypeness

Recomendados para você