Confira curiosidades sobre o Halloween

Confira curiosidades sobre o Halloween

Hoje, dia 31 de outubro, é comemorado o Dia das Bruxas, o Halloween. Antes comemorado apenas por escolas de inglês, a tradição chegou de vez ao Brasil e se faz cada vez mais presente entre temas de festa e como forma de diversão para os pequenos.

Confira três curiosidades sobre a data:

É uma festa de origem celta

Os celtas comemoravam o festival Samhaim no dia 31 de outubro, pontuando o final do verão no hemisfério norte. Acreditava-se que, nessa noite, a fronteira entre o mundo espiritual e o mundo físico ficaria mais tênue.

As comemorações relacionadas ao Dia das Bruxas podem chegar a ter mais de 6 mil anos, com comemorações entre o povo celta em meados 4.000 aC. Foram somente os romanos que incorporaram a data no calendário católico, estabelecendo o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro.

O nome vem da expressão inglesa “All Hallow’s Eve”.

A expressão “All Hallow’s Eve” significa, literalmente, a véspera do Dia de Todos os Santos. Com o tempo, os falantes da língua inglesa criaram uma contração da frase, nomeando a noite de 31 de outubro de “Halloween”.

Véspera do feriado católico, a comemoração do Halloween nesta data pode ter dois sentidos: uns dizem que esse é um dos dias de descanso das bruxas no calendário celta, outros dizem que é o tempo da morte e ressurreição da terra.

No Brasil, é o “Dia do Saci”.

Desde 2003, há um movimento brasileiro para transformar o Dia das Bruxas no Dia do Saci, valorizando assim a cultura local. O deputado federal Chico Alencar (PSOL) e a vereadora de São José dos Campos Ângela Guadagnin fizeram um projeto de lei para instituir a comemoração, mas este foi arquivado.

Gostosuras ou travessuras?

A famosa pergunta também se originou na Irlanda. Para celebrar a data, as crianças celtas iam de casa em casa vestindo roupas extravagantes e pedindo provisões para as comemorações de Halloween em nome da deusa Muck Olla.

Os celtas acreditavam que o único modo de apaziguar os espíritos do mal era oferecer comida para ela. Quem se recusava a ajudar sofria com as “travessuras” da deusa. Hoje quem aplica os castigos são as crianças. 

Recomendados para você