Modelo de ensino aplicado no Colégio Campos Elíseos é reconhecido como uma proposta inovadora para a educação mundial

Modelo de ensino aplicado no Colégio Campos Elíseos é reconhecido como uma proposta inovadora para a educação mundial

O modelo de ensino aplicado no Colégio Campos Elíseos, de Jundiaí, o UNOi, foi reconhecido como uma eficaz ferramenta tecnológica de aprendizado pela organização internacional HundrED como uma das 100 iniciativas mais inovadoras e inspiradoras na Educação a nível mundial.

O UNOi é uma solução educacional bilíngue integral que atende alunos da educação infantil, a partir dos 2 anos, até a 3º série do ensino médio. O projeto está ancorado em três pilares: Metodologia, Recursos impressos e digitais e Ambientes de aprendizagem.

O projeto educacional completo conecta em rede todos os atores do processo (alunos, professores, escolas, famílias) por meio de ambientes, recursos de aprendizagem e metodologias.

1
A cultura maker é a responsável por impulsionar a inovação em empresas, serviços e projetos sociais. (imagem ilustrativa Evento Evolução UNOi)

Os espaços propostos nada se parecem com as tradicionais salas de aula que nos acostumamos a ver. Em vez disso, buscam promover a criatividade e o protagonismo dos estudantes por meio da cultura digital e da cultura maker.

A escolha do UNOi entre umas das 100 iniciativas se baseou na aplicação do sistema no México, onde funciona há oito anos e está presente em mais de 400 escolas. No Brasil, são 436 escolas que adotam o projeto UNOi, abrangendo 125 mil alunos.

Nos dois países, são utilizados os mesmos recursos reconhecidos pela HundrED. Anteriormente, o sistema já havia sido escolhido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como uma das 50 iniciativas educacionais mais inovadoras da América Latina.

No Colégio Campos Elíseos, algumas das atividades feitas de acordo com a proposta pedagógica UNOi são o Projeto FI e o Projeto Turing. O primeiro alia as novas interfaces digitais ao ensino, com material em sala de aula 100% digital. Já o projeto Turing visa estimular e ensinar os alunos sobre a área da lógica de programação, com nome em homenagem a Alan Turing, considerado o pai da computação.

2
Atividade Maker para a construção de um robô que desenha (imagem ilustrativa Evento Evolução UNOi)

Além dos recursos tecnológicos utilizados em sala de aula, o projeto UNOi tem como princípio difundir, através das atividades maker integradas aos recursos de aprendizagem, a filosofia do “faça você mesmo” e de que qualquer pessoa é capaz de consertar, modificar e construir seus próprios objetos. Tal cultura maker é a responsável por impulsionar a inovação em empresas, serviços e projetos sociais.

"Nossa proposta é inovar para que nosso aluno esteja preparado para o mundo de descobertas tecnológicas. Não somos convencionais, nem tradicionais, nos reinventamos a cada ano para trazer o melhor. Nosso aluno é o protagonista do seu processo de ensino e aprendizagem", reitera Leandra Maia, Diretora do Colégio Campos Elíseos.

Mais informações pelo telefone (11) 4521-0878
https://www.facebook.com/colegiocamposeliseos  
http://colegiocamposeliseos.com.br 

Recomendados para você