Novo condomínio em Jundiaí terá captação de energia solar

Novo condomínio em Jundiaí terá captação de energia solar

O Myriad Parque Residencial Clube, que está sendo construído no Engordadouro, vai oferecer um diferencial sustentável aos seus futuros moradores. A partir da luz solar, as placas fotovoltaicas vão gerar energia elétrica para iluminação externa do condomínio e parte da área comum. Isso resultará em economia, valorização do imóvel, sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

A ideia consiste na instalação de painéis de placas fotovoltaicas no telhado do salão de festas. Estes painéis converterão a luz solar em energia elétrica. Ao final de todo mês, o condomínio vai sentir no bolso a economia no valor da conta. “Esta iniciativa vai ao encontro dos objetivos do projeto Janela para o Futuro que estamos desenvolvendo na construtora”, destaca o engenheiro Renato Nascimento.

O Projeto Janela para o Futuro envolve ações sociais e ambientais com planejamento e resultados para médio e longo prazos. Com a iniciativa, a construtora pretende disseminar sua preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade também para os moradores do Myriad. “Acreditamos que a preocupação com a sustentabilidade, com o uso dos recursos naturais e com a compensação pelo impacto que provocamos é o caminho”, defende Renato.

Energia Limpa

A energia solar fotovoltaica que o condomínio vai produzir será uma energia limpa, renovável e que não emite qualquer poluição. O gerador fotovoltaico não polui, não emite gases, não gera ruído e nem resíduos. Com base nos estudos realizados e na média histórica da incidência do sol na região onde o Myriad foi construído, a capacidade estimada de geração de energia é de 1.200kwh/mês. Os números são estimados, pois, de acordo com o fabricante, existem fatores que podem alterar esses valores, como dias nublados, por exemplo.

O retorno para o condomínio será imediato, de acordo com o engenheiro Renato Nascimento. “A Santa Angela é quem está investindo neste equipamento”, destaca. “O condomínio não terá custo algum com a instalação”, reforça, lembrando que a manutenção é baixa e o equipamento vem com garantia do fabricante de 25 anos de vida útil.

Sustentabilidade


Um prédio sustentável, explica Renato, promove economia de água e energia, e, consequentemente reduz gastos do condomínio e menor impacto ambiental. “Estas ações reforçam que nossos clientes podem e devem confiar em nossos empreendimentos. Criamos um círculo virtuoso, envolvemos um maior número de pessoas, multiplicamos as ações, transformando os hábitos das pessoas. É pelo exemplo que vamos conscientizar as pessoas”, completa.

Todos os empreendimentos da construtora seguem padrões que evitam o desperdício, utilizam materiais ecológicos e permeabilização do solo. “A adoção de práticas sustentáveis vai transformando a lógica do setor e esperamos que num futuro próximo, esta postura possa deixar de ser um diferencial para se tornar exigência do mercado”, avalia o engenheiro responsável pelo empreendimento.

O projeto de energia fotovoltaica para o Myriad Parque Residencial Clube está de acordo com o sistema de compensação de energia que foi criado em 2012 pela Agência Nacional de Energia Elétrica. E, desde então, a resolução 482/12 da Aneel passou a regular esta modalidade de geração de energia junto às concessionárias.

Recomendados para você