Climatempo explica motivo de chuva forte e volumosa nas últimas 24 horas

Climatempo explica motivo de chuva forte e volumosa nas últimas 24 horas

Em menos de 24 horas choveu aproximadamente 72 mm em Jundiaí. Ela veio acompanhada de fortes rajadas de vento que causaram impactos ao redor de toda a cidade. Mais de 46 mil residências ficaram sem energia elétrica e, nesta terça-feira (26), o abastecimento de água também foi afetado. Mas qual o motivo de tanta chuva?

O Tribuna de Jundiaí entrou em contato com o Climatempo, que explicou o fenômeno. "A chuva forte e volumosa foi provocada pela passagem de várias áreas de instabilidade que desde o fim da tarde de ontem (25) avançaram do interior paulista para a Grande São Paulo e também do Paraná.

Estas áreas de instabilidade se formaram pela combinação de grande disponibilidade de umidade sobre o Estado de São Paulo, do calor, da presença de circulação ciclônica em médios e baixos níveis da atmosfera e do deslocamento de uma frente fria pelo litoral paulista", afirmou nota da empresa de metereologia.

Em Jundiaí, a chuva superou em 45% a média de fevereiro dos último sete anos. Até a manhã de hoje, já são 362mm de chuva durante todo o mês.

Próximos dias

O Climatempo ainda afirma que a chuva é uma grande ameaça ao Carnaval no estado de São Paulo, já que a passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste na semana pré-carnaval estimula o aumento das áreas de instabilidade em grande parte da Região.

O aumento da nebulosidade e das condições para chuva ocorre em todas as regiões do estado de São Paulo. O risco de pancadas de chuva é alto em todos os dias do Carnaval e em todas as regiões do estado.

Na sexta-feira (1) e no sábado (2), todo o estado de São Paulo tem muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes, que podem ocorrer a várias vezes no decorrer do dia. Há risco de raios, de rajadas de vento com até 80 km/h e pode chover com forte intensidade em algumas horas.

As áreas de instabilidade enfraquecem sobre São Paulo a partir do domingo, o que vai diminuir a nebulosidade e permitir maiores períodos com sol. Mas o ar continua quente e úmido e o risco de pancadas de chuva permanece alto em todo o estado.

No domingo (3) na segunda (4), e na terça-feira (5), as pancadas de chuva no estado de São Paulo devem ocorrer à tarde e à noite. Há possibilidade de chuva moderada a forte e com raios.

Recomendados para você