Choveu em uma madrugada o esperado para 9 dias em Jundiaí

Choveu em uma madrugada o esperado para 9 dias em Jundiaí

Na noite de sexta (15) e madrugada deste sábado (16), uma chuva generalizada e persistente atingiu o município resultando em um volume de 77 mm, de acordo com a Defesa Civil. Este volume de chuva era esperado para 9 dias, considerando a média histórica dos últimos 7 anos.

A equipe da Defesa Civil monitorou o volume de águas e fez visitas até por volta de 4h, tendo sido acionada para atender alguns imóveis no bairro Cidade Jardim II. Um dos imóveis foi interditado, com os moradores transferindo-se para a casa de familiares. Houve a queda de uma árvore na Av. Nove de Julho, sendo a mesma já removida pela equipe da UGISP.

Neste sábado (16), chove a qualquer hora do dia na faixa leste e nordeste paulista, deslocando-se lentamente para leste, com pontos fortes de curta duração, seguidas por chuva fraca de longa duração.

No domingo (17), as instabilidades diminuem na parte da manhã, mas retornam à tarde, com pancadas de chuva forte, principalmente na faixa leste e divisa com Minas Gerais.

A partir de segunda-feira (18), o sol volta a predominar, favorecendo a gradativa elevação das temperaturas. As chuvas retornam ao padrão de pancadas de verão entre a tarde e a noite. Podem conter pontos fortes breves, descargas elétricas e rajadas de vento.

Áreas de risco

Nesta semana a Prefeitura de Jundiaí fez um mapeamento de 70 pontos da cidade que são considerados de risco para um trabalho de prevenção de enchentes que vem sendo realizado desde o ano passado. O objetivo é evitar que a população dessas regiões sofram com problemas causados por chuvas em excesso, comuns nesta época do ano.

Os locais foram classificados de acordo com a prioridade (muito alta, alta, média e baixa), a fim de dar mais eficácia aos serviços que incluem, principalmente, desassoreamento, limpeza e estabilização de taludes.

Entre os locais onde os serviços preventivos foram realizados, além do Guapeva e do trecho do Rio Jundiaí no Jardim das Tulipas, estão o Córregos da Colônia, do Areião (rua Nami Azem), da avenida 14 de Dezembro, da Toca, Japi Guaçú (Vila Maringá) e Bianchini (Ivoturucaia), entre outros. Os córregos que receberão a prevenção nas próximas semanas estão localizados no Bairro da Toca, Avenida Navarro de Andrade, Tanque Velho, Nair Meligoli e Jundiaí-Mirim.

Recomendados para você