Após TCC, jundiaiense cria time de futsal para mulheres e pretende difundir esporte na cidade

Após TCC, jundiaiense cria time de futsal para mulheres e pretende difundir esporte na cidade

Rayra Okumura, de 21 anos, decidiu criar um time de futebol em Jundiaí após produzir TCC da faculdade de jornalismo intitulado “O país do futebol visto por outro olhar: como as mulheres são inseridas no universo futebolístico”, onde notou que, apesar de haver grande interesse das mulheres no esporte, ainda falta divulgação de times femininos na cidade.

"Tudo começou através do meu TCC, em que eu procurava times e não encontrava e descobri que falta divulgação. Foi somente depois do projeto que eu descobri que existem outros times amadores na cidade também e que não chegaram ao meu conhecimento. Meu intuito é divulgar todos os times, para que possamos cooperar e aturar juntas", diz a jundiaiense.

O projeto de criar um time teve início em abril de 2018, junto com o início do TCC. Na época eram apenas 9 mulheres interessadas, mas hoje o número jé á infinitamente maior. "Tem muita mulher querendo jogar bola em Jundiaí, somente no grupo do WhatsApp já são 160", afirma a idealizadora.

Após TCC jundiaiense cria time de futsal para mulheres e pretende difundir esporte na cidade 2
Rayra, idealizadora do projeto à esquerda e, à direita, foto do primeiro treino do Jogamigas, em abril de 2018 

Rayra ainda lembra que seu intuito é fomentar a prática na cidade e divulgar outros times que realizam treinos em outros dias além do Jogamigas, que treina nas quintas-feiras, às 19h, no CECE Romão de Souza, na Colônia "Treimos de quinta, mas tem outros times que jogam em outros horários e quero ajudar a divulgar", diz.

Além das “peladas”, surgiu a oportunidade de as garotas participarem de jogos amistosos contra equipes amadores da região. Por isso, houve a necessidade de treinos para competição, o que deve obrigar o time a realizar mais atividades durante a semana. “Agora em janeiro vamos fazer um ‘peneirão’, um treino aberto para descobrir novos talentos", continua.

Após o crescimento do time, a idealizadora Rayra usa o Instagram @jogamigas_fc e um grupo no WhatsApp para anunciar as partidas. Para fazer parte dessa equipe basta preencher um formulário com seus dados, posição preferida e outras informações e aguardar a confirmação de uma das organizadoras.

E o projeto é aberto para todas, até mesmo para aquelas que não sabem jogar futebol e nunca jogaram antes. "O intuito é isso mesmo, ser amador. E a gente quer é isso, fomentar a prática do futebol entre as mulheres, para que o esporte cresça na cidade. Mulher que quer jogar futebol eu garanto que tem muitas!", finaliza Rayra.

Recomendados para você