Jundiaí é a 15ª melhor cidade do Brasil para fazer negócios

Jundiaí é a 15ª melhor cidade do Brasil para fazer negócios

Jundiaí é a 15ª melhor cidade do Brasil para investimento de empresários, de acordo com o “Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios”, feito anualmente pela consultoria Urban Systems para a revista Exame.

O estudo avaliou municípios com mais de 100 mil habitantes, que totalizam 310 municípios brasileiros. Juntos, eles detêm 70,4% do PIB do Brasil e 56,5% da população brasileira.

A pesquisa considera 42 indicadores em quatro frentes: capital humano, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e infraestrutura.

Os pontos obtidos em cada indicador são calculados por meio da metodologia Índice de Qualidade Mercadológica (IQM).

Jundiaí, que no ranking anterior ocupava o 18º lugar, subiu três posições em um ano.

Desenvolvimento social

No que diz respeito as frentes principais da pesquisa, no quesito desenvolvimento social Jundiaí obteve destaque e aparece como a 3º melhor do Brasil.

Neste quesito, foram avaliados índice de população extremamente pobre, crescimento da renda média dos trabalhadores formais, esperança de vida ao nascer, taxa de alfabetizados com 15 anos ou mais, resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), índice de coleta de esgoto e de tratamento de esgoto, bem como taxa de homicídio com arma de fogo por habitantes.

Jundiaí subiu três posições no ranking de um ano para o outro e se destaca nos indicadores de saneamento da área urbana, com 99,5% de índice de coleta de esgoto e 100% de índice de tratamento de esgoto sobre volume coletado.

Outro destaque é para o baixo porcentual de população extremamente pobre e pelo crescimento de 8,03% da renda média dos trabalhadores formais. A cidade também apresenta índices de homicídios baixos, similares ao da cidade de Balneário Camboriú (SC), segunda colocada.

Todas as posições

Ranking geral: 15º lugar
Capital Humano: 17º lugar
Desenvolvimento Social: 3º lugar
Infraestrutura: 27º lugar
Desenvolvimento Econômico: 48º lugar

Recomendados para você