Choveu 1/3 do que é esperado para janeiro em Jundiaí nesta quinta-feira (3)

Choveu 1/3 do que é esperado para janeiro em Jundiaí nesta quinta-feira (3)

A Defesa Civil de Jundiaí informou que, nesta quinta-feira (3), uma intensa chuva de 110 mm em um período de seis horas atingiu a cidade. De acordo com o órgão, este volume de chuva representa 1/3 das chuvas esperadas para todo o mês de janeiro. A velocidade máxima registrada do vento foi de 34 km/h.

A chuva atingiu, principalmente, as áreas periféricas da cidade, com destaque para os bairros Roseira, Caxambu, Rio Acima, Toca, Mato Dentro e Champirra. A Defesa Civil e a Prefeitura vistoriaram os locais mais críticos ainda durante a noite e madrugada para avaliação preliminar. Seis famílias foram removidas e pernoitaram em casas de parentes.

Na região central do Município, o volume de chuva foi menor, em média de 25 mm, e não causou maiores transtornos. Equipes da Defesa Civil e demais órgãos da Prefeitura realizam nesta manhã vistorias aos locais mais afetados e adotam as providências necessárias.

Em razão da volumosa chuva, o município saiu do nível de observação e ingressou no nível de atenção, dado que o acumulado de chuva em 72 horas superou os 80 mm, conforme estabelecido no Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC).

Cajamar

No município de Cajamar, a prefeitura decretou situação de emergência ontem. Fortes chuvas atingiram o município na última terça-feira (1), causando sérios prejuízos. Também choveu ontem e deve chover hoje na cidade.

Pelo decreto ficam autorizados os agentes da Defesa Civil a entrarem em residências ou propriedades privadas para prestar socorro ou determinar evacuação, bem como utilizar de propriedades privadas para prevenir circunstâncias que comprometam a segurança de pessoas, sem prévia autorização do proprietário, entre outras deliberações.

A Prefeitura reitera que em caso de risco à vida, a pessoa deve procurar local seguro e acionar imediatamente a Defesa Civil pelo telefone 199.

Recomendados para você