Guarda Municipal reforça segurança na região Central em 'Operação Natal'

Guarda Municipal reforça segurança na região Central em 'Operação Natal'

O policiamento comunitário realizado diariamente pela Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) será intensificado a partir deste sábado (1). O diferencial deste ano é a presença das equipes que atuam junto ao Projeto Centro Seguro, com base móvel instalada na Praça Governador Pedro de Toledo – próximo à Catedral Nossa Senhora do Desterro – que visa garantir a segurança e o bem-estar da população, comerciantes, e também daqueles que se dirigem a Jundiaí para efetuar as suas compras de Natal e conferir as festividades de final do ano.

Viaturas e motocicletas percorrerão ininterruptamente as principais vias da cidade, principalmente durante o período noturno. A Guarda Municipal atuará em diversas frentes, com o acompanhamento feito em tempo real pelos profissionais da Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras – Olho Vivo; Centro de Operações Táticas (COT), e o sistema inteligente OCR.

As equipes do Canil permanecerão no Calçadão da Rua Barão de Jundiaí, ruas paralelas e transversais, conferindo a movimentação da volta para casa e também dos comerciários que trabalharão no período noturno, principalmente em direção ao Terminal Central Urbano. Guardas estarão à disposição da comunidade principalmente no atendimento a uma possível situação mais emergencial.

Rondas serão intensificadas na região central e nos centros comerciais: vilas Arens, Rami, Hortolândia, bairros da Ponte São João e Parque Residencial Eloy Chaves, rua do Retiro, avenidas Nove de Julho e Jundiaí, com viaturas em circulação e também estacionadas em pontos estratégicos.

O subinspetor Paulo Henrique Munhoz, responsável pela Divisão Operacional, informa que as atividades durante o período de funcionamento em horário especial do comércio local terão início logo às 8h, de segunda a sexta-feira, e se estenderão até as 23h. “Aos sábados e domingos o patrulhamento reforçado vai acontecer até as 19h, além das ações diárias que acontecem durante o ano todo. No dia 24 de dezembro (véspera do Natal), as equipes específicas se manterão nas ruas até as 19h, prosseguindo com as demais no período noturno.”

A atuação ocorre integrada com a 1ª Companhia do 49º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), sob o comando do capitão Samuel Barban Ruiz; e supervisionadas pelo titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó). Na GMJ, as ações coordenadas pelo inspetor Benedito Marcos Moreno (comandante) seguem a programação de atividades operacionais nesta época do ano, com um trabalho de prevenção e orientação reforçado pelas equipes especializadas: Canil e Apoio Tático, Ronda Escolar – Anjos da Guarda.

Centro Seguro orienta

Para garantir o bem-estar de todos, o GM Cláudio Ribeiro Da Matta, coordenador do Projeto Centro Seguro, reforça algumas dicas de segurança:

- Atenção especial com as crianças para que não se percam em meio à multidão e devem estar sempre ao alcance dos olhos;
- Evitar a utilização do celular ao circular desatento ao movimento ao seu redor, tendo em vista ser o produto mais visado por criminosos;
- Nunca aceitar a ajuda de estranhos para o transporte de pertences e/ou na utilização de caixas eletrônicos;
- Evitar o saque de quantias elevadas em bancos e caixas 24 horas: nesses casos optar pela transferência bancária;
- Bolsas devem ser portadas na frente do corpo, com as mãos em cima de zíperes e aberturas, sempre observar o total fechamento, e ficar atento às carteiras;
- Evitar que sejam deixados pertences de valor dentro de veículos, ou mesmo itens visíveis que possam despertar a curiosidade e a prática dos delitos;
- Anúncios de recompensa por honestidade ao devolver algum documento, dinheiro ou cheque pode ser um indicativo de golpe: estelionato.

Recomendados para você