Família de Jundiaí cria canudo reutilizável e sustentável

Família de Jundiaí cria canudo reutilizável e sustentável

Cada vez mais em pauta, a discussão sobre os malefícios que o canudo plástico pode ocasionar ao meio ambiente, principalmente aos animais marinhos, tem feito novas iniciativas surgirem, para substituir hábitos de uma forma mais sustentável.

Um exemplo em Jundiaí é o da família da Caroline Cavalli Bighetto, jovem de 16 anos que pretende cursar biologia marinha e pediu aos pais, donos de uma metalúrgica, para que fizessem um canudo reutilizável para ela, já que não concordava em utilizar os plásticos e descartáveis.

Sua mãe, Rosa Elisa, e seu pai, Victor Bighetto, não hesitaram em encontrar uma forma de produzir um canudo reutilizável para a filha. O que eles não imaginavam é que faria tanto sucesso e que passariam a vender os canudos para outras pessoas.

"Alguns primos e amigos acabaram pedindo também. Primeiro fizemos de inox, como teste, aí depois veio a ideia do alumínio, pintado com tintura própria. Ele [Victor] fez e ficou muito legal e bonito. Aí fomos até a Anvisa, a Vigilância, e regulamentamos o produto", informou a mãe e dona da CB Canudos, Rosa Elisa.

O canudo, reutilizável, vem com uma capinha, para quem deseja guardá-lo e levá-lo dentro da bolsa, para utilizar fora de casa, e um limpador, ideal para tirar resíduos após vitaminas e bebidas mais densas. Mas, no geral, Rosa explica que é necessário apenas lavar.

Família de Jundiaí cria canudo reutilizável e sustentável 2

"Se nós reutilizamos garfos e facas, lavando a cada vez que usamos, porque não fazer o mesmo com o canudo? Ele pode ser levado na bolsa e higienizado em qualquer água corrente. Então você pode usar ele no Starbucks, no fast-food, na praia...", reiteira Rosa.

Os canudos, ela conta, são todos feitos de forma artesanal, um a um. Os testes começaram faz aproximadamente três meses, mas a inauguração da loja foi no início deste mês, no dia 9. Desde então, as encomendas não param. "É sábado e domingo produzindo, estamos muito felizes com essa aceitação".

Algumas das encomendas, inclusive, chegam de empresas que têm como lema a sustentabilidade e querem presentear os funcionários durante este fim de ano. Neste caso, é possível até colocar o logo da empresa no canudo.

O nome da loja vem do nome da filha, Caroline Biguetto, mas a mãe diz que já encontraram um significado sustentável para a sigla. "A gente diz que CB é 'Cuidar do Brasil'", brinca Rosa.

Os canudos podem ser encomendados pelo Instagram e também pelo Facebook da loja. O kit com canudo, capinha e limpador custa R$ 15.

Recomendados para você