Guarda mais antigo de Jundiaí é homenageado: "tenho orgulho de defender o povo", diz

Guarda mais antigo de Jundiaí é homenageado: "tenho orgulho de defender o povo", diz

Valdir Aparecido de Oliveira, 54 anos, é o Guarda Municipal mais antigo de Jundiaí. São 38 anos na função. Tudo começou lá em 1979, quando ele tinha 14 anos e virou guardinha. Depois, seguiu os passos do pai, que era GM, e permaneceu na corporação, onde está até hoje. Para ele, isso é um verdadeiro orgulho.

Nesta quinta-feira (22), foi comemorado o aniversário de 69 anos da Guarda Municipal de Jundiaí, em sessão solene na Câmara Municipal de Jundiaí. Valdir foi um dos homenageados e, além de certificado, ganhou uma medalha pelos serviços prestados à população.

Mas, para ele, o mais emocionante no dia de hoje foi lembrar do seu pai. "Ele tinha 30 anos de profissão e, perto de aposentar, foi trabalhar na Câmara. Lá meu pai faleceu e lá eu fui homenageado. Foi um orgulho para mim", contou.

Com 38 anos de Guarda Municipal GM mais antigo de Jundiaí diz que sua profissão é um orgulho 2Valdir segura certificado que recebeu durante homenagem no aniversário da GM

E, dentre tantos anos de profissão, foram muitas histórias. "Todos os dias são ocorrências e histórias diferentes. São muitas coisas que já passei. E também muitas amizades. Todos aqui são como uma segunda família para mim", garante.

Algumas das ocorrências, no entanto, são mais marcantes. Ele lembra de um caso recente de um jovem que, após assalto no estacionamento do Paço Municipal, foi baleado pelo assaltante. "Eu socorri ele, levei na minha viatura para o São Vicente (hospital). Ele era vizinho do meu filho e morreu nos meus braços. Até hoje o pai dele se emociona quando me vê", diz.

Em breve, o GM deve se aposentar, já que já deu a entrada no processo de aposentaria recentemente. Questionando se um dia teria feito diferente e escolhido outra profissão, ele responde sem titubear que "não".

"Não dá para escolher algo que vem de dentro. Não tenho palavras para descrever o orgulho que sinto a cada idoso que ajudo, a cada criança, a cada morador que se sente seguro ao entrar em casa quando estamos por perto. Fico feliz de defender o povo", finaliza Valdir.

Recomendados para você