Jundiaí é referência em reciclagem na construção civil: 98% dos resíduos reaproveitados

Jundiaí é referência em reciclagem na construção civil: 98% dos resíduos reaproveitados

Nesta quinta-feira, dia 22 de novembro, é comemorado o Dia do Reciclador. Por conta da data, o Tribuna de Jundiaí foi conhecer o Geresol, Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, da Prefeitura de Jundiaí, espaço responsável por separar, reciclar e dar nova vida aos materiais descartáveis e recicláveis que produzimos, desde os domésticos, até os móveis e materiais da construção civil.

Em Jundiaí, 98% das 15 mil toneladas de materias de construção civil que chegam até o Geresol mensalmente são reaproveitadas e, após processo de britagem, viram materiais como pedra e areia.

Todo esse material é posteriormente utilizado pela Prefeitura em diversas obras, como construção de calçadas, pavimentação de ruas, tubulações para saneamento básico e revitalização de espaços públicos.

Para tal, todas as empresas de caçamba da cidade devem estar devidamente cadastradas com a Prefeitura e todo o processo é monitorado por GPS. As caçambas também contam com selos de que são regulamentadas e com uma espécie de 'número de série', que identifica cada uma delas.

Assim, elas chegam até o Geresol e lá descartam os materiais de construção civil, que passam por triagem dos funcionários. Eles verificam se há materiais misturados, como madeira, PVC, plástico, dentre outros. Aí, o que é aproveitado vai para a britadeira, onde viram materiais para as obras.

"São milhões economizados anualmente, já que a Prefeitura não precisa mais comprar produtos como areia e brita. Para o meio ambiente, isso é incalculável", enfatiza Márcio Moraes, diretor do Geresol.

Logo ao lado do local de triagem, Márcio mostrou à reportagem uma 'montanha' de pedra, que será totalmente utilizada para as obras de reforço de base da segunda fase do Córrego das Valquírias.

Com esse trabalho todo, iniciado há 10 anos, Jundiaí é uma exceção: mais de 80% dos municípios brasileiros não tratam devidamente seus entulhos de construção e, de todo o material do tipo produzido no Brasil, apenas 6% é reciclado.

E se ainda há descarte irregular destes materiais na cidade? Márcio diz que sim, mas  a Prefeitura trabalha para coibir a prática. "Antes, tinham 1600 pontos (de descarte irregular), agora são cerca de 60. Estamos trabalhando nisso. Em todo descarte identificado multamos os responsáveis. Mas já há uma enorme conscientização na cidade", disse.

Outros materiais

No Geresol, os recicláveis domésticos também são totalmente reutilizados. Sabe aquele caminhão de reciclável que passa semanalmente em nossas ruas? Pois bem, é para o Geresol que ele se destina. Por lá, descartam todos os nossos materiais recicláveis e, em uma esteira, os funcionários separam um a um.

Toda a cidade é atendida pelos caminhões de reciclagem de lixos domésticos, uma vez por semana. Com isso, semanalmente, o Geresol recebe cerca de 750 toneladas de recicláveis. De 20% a 25% deste materiais são descartados, mas o restante é separado em categorias e vendido para empresas de reciclagem, que dão vida nova a esses produtos.

O mesmo acontece com os materiais coletados pelo cata-treco e pelos Ecopontos espalhados pela cidade. Todos os móveis são enviados para empresas que, a partir dessas madeiras, criam novos móveis. E não para por aí: as madeiras de troncos coletadas pela Prefeitura durante podas ou remoção de árvores também são reaproveitadas.

"Atuamos em três situações: reciclagem de madeira, materiais de construção civil e reciclável doméstico. É um trabalho de extrema importância que ocorre em poucos lugares", finaliza Márcio.

Jundiaí é referência em reciclagem na construção civil 98 dos resíduos reaproveitados 3Material de construção civil é colocado em esteira e funcionários separam materiais que podem estar junto, como papelão e madeira

Jundiaí é referência em reciclagem na construção civil 98 dos resíduos reaproveitados 2Após processo de britagem, material que era antes entulho vira areia, pedra e outros materiais

Jundiaí é referência em reciclagem na construção civil 98 dos resíduos reaproveitados 4Materiais recicláveis de uso doméstico também são separados, para depois serem destinados a empresas de reciclagem 

Jundiaí é referência em reciclagem na construção civil 98 dos resíduos reaproveitados 6Até mesmo móveis descartados são destinados para empresas, que devem reutilizá-los para produzir móveis novos 

Recomendados para você