Prefeitura firma convênio de educação ambiental com a Mata Ciliar

Prefeitura firma convênio de educação ambiental com a Mata Ciliar

Desde agosto deste ano, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão da Educação (UGE), mantém um convênio com a Associação Mata Ciliar, com o objetivo de promover a educação ambiental entre alunos do sistema municipal de ensino.

Com validade de um ano, a parceria vai atingir cerca de 4,2 mil alunos dos terceiros anos da rede municipal que têm em suas escolas projetos voltados à conscientização sobre a preservação da biodiversidade.

As vivências do projeto “Moramos, Cuidamos, Preservamos”, desenvolvimento pela UGE, integram o programa Escola Inovadora, que tem entre os seus pilares o fortalecimento da capacitação de professores e alunos.

“É muito importante ensinar desde cedo às crianças sobre a importância de cuidar bem dos animais e também do Meio Ambiente. Além de ajudar na manutenção desta importante instituição, a parceria com certeza vai contribuir também para o desenvolvimento dos nossos estudantes”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.

Segundo a diretora do Núcleo de Educação Socioambiental da UGE, Walquíria Plaza Nunes, este ano 15 Emebs serão contempladas pela atividade prevista no convênio. A participação das escolas é livre.

“É importante que eles conheçam os hábitos e características dos animais e entendam também a importância de cuidar bem deles. Durante a visita, os alunos ficam sabendo porque algumas espécies estão abrigadas na entidade e porque algumas delas podem ou não ser devolvidas ao seu habitat natural. Isso depende da sua condição física. É uma atividade muito enriquecedora”, afirma.

Durante a vivência, os estudantes conhecem a Unidade de Tratamento Intensivo, onde são cuidados os animais resgatados com ferimentos graves. Um lobo guará, filhotes de gambás, araras e onças são alguns dos animais vistos pelas crianças durante a visita. “Um guia da associação acompanha os alunos e dá detalhes sobre as características de cada animal”, explica Walkíria.

Ajuda importante

O presidente da Mata Ciliar, Jorge Bellix de Campos, afirma que o convênio com a prefeitura é muito importante na manutenção das atividades da associação.

“Nosso custo mensal gira em torno de R$ 75 mil, ou seja, o convênio cobre metade das despesas. Temos um fluxo de cerca de 300 animais por mês que passam pela Mata Ciliar, além dos mais de 600 que ficam fixos em nosso espaço”, diz.

Além da importância financeira para a entidade, Campos ressalta o ganho de conscientização proporcionado pelo convênio.

“O trabalho abre uma possibilidade de diálogo com a comunidade, tendo os jovens como interlocutores, que é muito importante para que as pessoas se conscientizem que precisam ter mais atenção na relação com os animais.

A maioria das espécies que recebemos aqui chega machucada, alguns em estado terminal, e os ferimentos geralmente são causados por esse confronto entre animais e seres humanos”, ressalta.

Recomendados para você