Trem de passageiros São Paulo-Jundiaí-Campinas deve ter 1ª viagem ainda este ano

Trem de passageiros São Paulo-Jundiaí-Campinas deve ter 1ª viagem ainda este ano

Para entregar em menos tempo e de forma mais barata um transporte ferroviário que ligue Campinas a São Paulo - proposta do Trem Intercidades (TIC) -, o governador Márcio França (PSB) anunciou nesta terça-feira (4) que o projeto, inicialmente, será um "puxadinho" entre a cidade e Jundiaí, como uma extensão da linha já existente da CPTM.

França, que está em campanha eleitoral para o governo do Estado de São Paulo, fez uma viagem "inaugural" nesta terça, mostrando a malha ferroviária e como serão os trens deste novo projeto. O modelo apresentado usou vagões da Rumo - uma das empresas interessadas no projeto do TIC, que será executado como Parceria Público-Privada.

A previsão de entrega não foi definida, mas o governador acredita que até o final do ano a linha já esteja eletrificada.

"Talvez este ano complete a eletrificação (da malha). Os postes já têm. Até o final do ano, devemos fazer a primeira viagem entre Campinas e Jundiaí", disse ele.

1h30 de viagem

A ideia é que este novo trajeto leve 1h30 entre o Centro de Campinas até o Centro da capital, usando os trens da própria CPTM.

No trecho entre Jundiaí e São Paulo, a viagem leva cerca de 1 hora, pois há várias paradas em cidades da região metropolitana de São Paulo, como Caieiras e Franco da Rocha.

Trem de passageiros: viagem experimental entre Campinas e Jundiaí foi realizada hoje

Para diminuir esse tempo, o governador quer que, em ao menos quatro viagens por dia, não existam tantas paradas entre Jundiaí e São Paulo, como um trem expresso.

"Seriam quatro viagens de Campinas por dia. Uma bem de manhãzinha, uma na hora do almoço, uma à tarde e outra à noite", explicou.

Hoje, o valor da passagem da CPTM de Jundiaí a São Paulo custa R$ 4.

O governador não soube falar quanto será a do novo projeto, ligando Campinas, mas disse que será menor que o custo de ir pra São Paulo de carro, que inclui o preço do pedágio (cerca de R$ 30).

A linha

Hoje, a linha é utilizada para carga uma vez por dia e seria pouco utilizada. Entre Jundiaí e São Paulo, a linha da CPTM é usada por cerca de 11 mil pessoas por dia.

No projeto do "puxadinho expresso" de Campinas, a previsão é que cerca de 30 mil pessoas possam usar a linha.

A ideia é que os trens sejam confortáveis, com wi-fi, para que os passageiros possam ir trabalhando na viagem.

Na última semana, o governador Márcio França já tinha dito que o projeto não seria "uma novidade absoluta" para a população. Segundo ele, o trem da CPTM pode chegar até a 90 km/h. Mas, com as paradas atuais ele percorre o trajeto em cerca de 45 km/h.

Por: https://www.acidadeon.com/

Recomendados para você