Regulamentação da Uber em Jundiaí continua em processo de negociação

Regulamentação da Uber em Jundiaí continua em processo de negociação

Desde o mês de julho, a Prefeitura de Jundiaí e representantes da empresa de transporte Uber vem fazendo reuniões a respeito das regras definidas para a regulamentação do transporte por aplicativo em Jundiaí. O Decreto 27.282 de 19 de janeiro, alterado pelo Decreto 27.436, de 19 de abril, determina algumas regras para a regulamentação desse tipo de transporte na cidade. Regras que não foram totalmente aceitas pelos motoristas da Uber, de acordo com a Associação dos Motoristas de Aplicativos de Jundiaí e Região (Amajur).

Com a falta de credenciamento da Uber, alguns pontos da cidade passaram a ter fiscalização para monitorar o serviço. A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), por meio da Prefeitura de Jundiaí, informou ao Tribuna de Jundiaí que a empresa Uber solicitou esclarecimentos acerca das regras definidas na regulamentação do transporte por aplicativo. A UGMT ainda ressaltou que a população não está desassistida, uma vez que podem utilizar a empresa de transporte por aplicativo que já está credenciada.

Procurado pela equipe de reportagem do Tribuna de Jundiaí, o presidente da Amajur, Djan Schettino da Fonseca, informou que nesta segunda-feira (27), eles realizaram uma reunião na Câmara Municipal e solicitaram um trégua na fiscalização dos motoristas da Uber até que seja definido por completo o processo de cadastramento no Prefeitura.

De acordo com o presidente, eles entraram com pedido para que a Prefeitura reavalie a questão da idade máxima dos veículos e que exclua do decreto a obrigação do motorista emitir alvará, uma vez que, de acordo com Djan, a atividade é privada e não necessita dessa autorização.

Ainda em julho, a empresa 99 tecnologia apresentou a documentação para credenciamento, de acordo com o Edital de Chamamento Público divulgado na Imprensa Oficial do dia 25 de julho de 2018. O pedido deles foi deferido e eles passaram a estar autorizados, segundo as regras determinadas no decreto municipal, a explorar o serviço em Jundiaí.

 

A UGMT e a Prefeitura de Jundiaí informou que todos os esclarecimentos solicitados serão respondidos aos motoristas.

Recomendados para você