Hospital do Grendacc consegue credenciamento e vai receber verba federal

Hospital do Grendacc consegue credenciamento e vai receber verba federal

Nesta quinta-feira (12), o Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) recebeu uma boa notícia, fruto de uma batalha que se iniciou há pouco mais de um ano e meio. Foi publicado no Diário Oficial da União a decisão que determina o credenciamento do hospital pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e habilita como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncolocia (UNACON). A verba mensal será de R$ 200 mil.

Em entrevista por telefone ao Tribuna de Jundiaí nesta quinta-feira, Verci Butalo, presidente do Grendacc, contou com grande alegria que a conquista é muito mais que financeira. “Essa decisão abre portas para conseguirmos outros recursos. Nessa batalha, conseguimos mostrar que o nosso trabalho é sério. Passamos credibilidade e mostramos um forte trabalho em equipe”.

A presidente do hospital conta também que já estava esperando a decisão ser anunciada, pois o deputado federal Miguel Haddad entrou em contato com o hospital nesta quarta-feira (1) contando que a medida seria, provavelmente, publicada no dia seguinte. “Foi uma surpresa que não foi surpresa (risos). Ele (Miguel Haddad) faz visitas periódicas ao hospital e sempre foi acompanhando com a gente. Ontem ele ligou contando sobre a decisão”, conta Verci.

"Desde o ano passado, o povo de Jundiaí e região se empenhou na busca de uma solução para atender o Hospital do Câncer Infantil do Grendacc. O trabalho para trazer recursos federais para o hospital era dificultado pela falta de credenciamento no Ministério da Saúde. Esse obstáculo, graças à dedicação de lideranças da cidade, como o prefeito Luiz Fernando Machado, agora está superado. Com o credenciamento poderemos destinar um fluxo maior de emendas parlamentares para a instituição e, ainda, lutar para conseguir um repasse maior do Ministério da Saúde", afirma Miguel Haddad.

A publicação do Diário da União traz a portaria Nº 1.154, de 26 de julho de 2018, que “habilita o Grupo em Defesa da Criança com Câncer (GRENDACC), como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) Exclusiva de Oncologia Pediátrica e Desabilita o Hospital São Vicente/Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), com Serviço de Oncologia Pediátrica”.

Por telefone, Verci ainda reforçou os agradecimentos a todos que participaram dessa luta junto com a equipe do Grendacc e disse que vão apenas acertar a parte técnica e algumas documentações, porém a vitória já está sacramentada.

Recomendados para você