Pai cria prato lúdico para filho com dificuldades em se alimentar

Pai cria prato lúdico para filho com dificuldades em se alimentar

O amor e a atenção dos pais é fundamental na vida das crianças, não há como negar. No entanto, algumas delas precisam sentir ainda mais esse carinho e atenção dos pais, como é o caso do Gustavo, de 9 anos, cuja família procurou ajuda de terapia para ajudar no seu comportamento impulsivo.

Um dos momentos mais difíceis, conforme explicou o pai, Luiz Henrique Paiva, é na hora de se alimentar. Foi então que ele teve uma ideia: colocar brinquedos separando a comida, transformando este momento em algo lúdico e divertido.

A foto foi publicada nas redes sociais pela psicóloga Renata de Luca Zezza, responsável pela terapia do pequeno, e chamou a atenção da equipe do Tribuna de Jundiaí, por transmitir um gesto simples, mas carregado de amor.

A família, que é de Jundiaí, garante que a ideia trouxe ótimos resultados. "Nós fazemos essas coisas com ele desde pequeno, e ele sempre reage muito bem. Isso sem dúvida ajuda muito, especialmente quando é para tentar algo novo, já que o Gustavo é muito seletivo em relação à alimentação", informou o pai à reportagem.

Para a psicóloga, este zelo dos pais é primordial para o desenvolvimento do filho. "A foto retrata bem o que acontece dentro do lar dessa família, onde os pais estão totalmente envolvidos no desenvolvimento do filho. Neste caso, foi trabalhado o lúdico dentro de um momento que o filho não gosta, que é se alimentar. Aí o momento que era ruim, ficou gostoso.", explicou.

Renata reitera que o lúdico deve sempre andar lado a lado com outras técnicas da terapia cognitivo-comportamental para casos como o de Gustavo. "O lúdico é essencial para a criança pois favorece o seu desenvolvimento em múltiplas habilidades e funções no plano cognitivo, social, emocional e também motriz".

E a ideia, garante o pai, surgiu de forma espontânea. "Nós gostamos de fazer muitas surpresas para o Gustavo, mas normalmente não é nada muito planejado. Ele é uma criança muito criativa e gosta muito quando fazemos coisas diferentes na rotina diária. Não tem segredo: é só não se deixar levar pela rotina e tratar a criatividade como algo natural na vida dos pequenos", garantiu.

"Através dessa brilhante ideia, o pai consegue se aproximar ainda mais do filho, aumentando o vínculo entre eles e consequentemente a autoconfiança, autoestima e segurança do filho. Não importa qual a queixa que uma criança chega na clínica, sempre investigo como está a estrutura familiar, pois isso sim será fundamental no resultado de um tratamento", finaliza Renata.

Lindo, não? ♥ 

Recomendados para você