Jundiaiense de 15 anos tira nota máxima no 'Enem da Islândia'

Jundiaiense de 15 anos tira nota máxima no 'Enem da Islândia'

A jundiaiense Beatriz Ladeira, de 15 anos, mudou para a Islândia em 2016, sem saber nada da língua. Dois anos depois, ela foi destaque na imprensa internacional por tirar nota máxima no 'Enem da Islândia' e se classificar com a melhor nota de todo o país, mesmo sendo estrangeira.

A "Samrændu próf" é, segundo Beatriz, é como o Enem brasileiro em nível de importância. "Você não precisa necessariamente dela para entrar no colegial, mas, se for bem nela, com certeza te ajuda a entrar na melhor escola", explicou, em entrevista ao Portal G1.

Para ela, ter tirado a maior nota do País foi uma surpresa. "Achei que fosse tirar C+ ou, no máximo, B. Quando recebi minha prova de matemática e tirei 100%, foi um choque. Tirar 100% significa que ninguém foi melhor do que eu. Dias depois, veio o A nas provas de islandês e história", contou.

Na matemática, a jundiaiense garantiu ter uma maior facilidade, além da ajuda do pai, que é engenheiro, durante os estudos. A dificuldade foi mesmo o idioma nórdico dos vikings, totalmente diferente do português, a qual Beatriz superou com maestria.

Ao chegar na Islândia, em 2016, após os pais serem aprovados em um programa de evangelização da Igreja Católica, Beatriz falava apenas inglês e espanhol e muitas vezes se sentiu sozinha.

"Foi aí que eu fiz um trato comigo mesma e prometi que só falaria islandês, mesmo que errado. No começo, eu demorava muito para entender, formar frases, mas foi indo, até minha relação com as pessoas melhorar", disse.

Após o feito, a jovem foi destaque no veículo islandês MBL.i, que tem circulação em nível nacional. Ao G1, a jornalista responsável pela reportagem, Rún Sigurðardóttir, disse que a nota de Beatriz, uma estrangeira, é algo extraordinário no país.

"O fato mais interessante é que ela mora no país há apenas um ano e meio. Sabemos que ninguém no país teve uma nota tão boa quanto a dela no teste de matemática. Posso dizer que, após a minha reportagem, ela se transformou em um modelo positivo para outros alunos", garantiu a repórter.

A Islãndia é um país da Escandinávia, na Europa, situado no oceano Atlântico Norte. A população do país é de 350 mil habitantes, cerca de 60 mil a menos que Jundiaí.

Com informações do Portal G1.

Recomendados para você