Dois renomados professores-pesquisadores vindos de Barcelona, na Espanha, estão visitando a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e o Hospital Universitário (HU) nesta semana.
O Prof. Dr. Antonio Soriano Arandes, da Fundação Instituto de Pesquisa do Hospital Universitário Vall D´Hebron; e Profa. Dra. Ana Alarcón Allen, médica pediatra do Serviço de Neonatologia do Hospital Sant Joan de Déu, da Universidade de Barcelona, falaram na noite de ontem para os alunos da pós-graduação da FMJ.
Soriano focou na experiência espanhola com o Zika vírus, já Ana Allen explicou as infecções congênitas e os arbovírus. Para finalizar, o professor da FMJ, pediatra e infectologista do Hospital Universitário, Saulo Passos, falou da situação do Zika no Brasil.
A programação seguiu hoje no Hospital Universitário de Jundiaí com Treinamento sobre as Ferramentas diagnósticas para avaliação do desenvolvimento infantil.
Nesta sexta (13), os pesquisadores se reúnem na FMJ para discussão de casos clínicos neonatais, com base em resultados preliminares da Coorte Zika, em relação à óbitos e abortos.
A visita termina no sábado com mutirão de avaliação das crianças e mães que integram o projeto de pesquisa Infecção vertical pelo vírus zika e suas repercussões na área materno-infantil no Brasil.
Este mutirão ocorre a cada 15 dias, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das crianças.
O acompanhamento engloba uma equipe multidisciplinar, com pediatra, neuropediatra, pneumopediatra, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, odontologista, psicopedagogo e enfermeiros.