Artista jundiaiense representa o Brasil em exposição internacional

Artista jundiaiense representa o Brasil em exposição internacional

A jundiaiense Gisele Ulisse, artista plástica de 46 anos, está nesta semana representando o Brasil no Museu Nacional do Cazaquistão, em evento patrocinado pelo país asiático. Além dela, outros 14 artistas renomados de outros países foram chamados. Da América Latina, apenas Gisele integrará a exposição.

O evento, promovido pelo próprio Governo do Cazaquistão, é em comemoração aos 20 anos da capital Astana. Por conta disso, 15 artistas, de vários países, foram selecionados para pintar a cidade, cada um com seu estilo artístico.

"Nos dois dias aqui nós saímos o grupo para conhecer e fotografar a cidade. A partir de amanhã iremos pintar três quadros, que ficarão para o acervo do museu", contou Gisele ao Tribuna de Jundiaí.

Gisele, com 30 anos de experiência na vida artística, tem um estilo impressionista contemporâneo e costuma pintar mulheres e centros urbanos, com pessoas no seu dia a dia. Por conta disso, fará parte do acervo do museu após pintar o ambiente urbano de Astana.

Ela contou que se sente sortuda por ter sido chamada para representar o Brasil e brincou que não acredita até agora. Além dela, há artistas de países como Turquia, Holanda, Estados Unidos, Japão, Índia, Inglaterra e China.

A proposta do evento é mostrar ao mundo a cidade de Astana, já que as pinturas vão retratar os locais arquitetônicos, culturais e históricos da capital. Além disso, os artistas realizarão master classes para alunos da Universidade Nacional de Artes do Cazaquistão.

No entanto, esta não é sua primeira exposição fora do Brasil. "Tenho quadros na República Tcheca e disseram-me que foi lá que viram meu trabalho e decidiram me incluir no evento. Sempre exponho na Alemanha porque conheço um marchand e curador suíço que me encaminha nessa profissão há 17 anos. Nos conhecemos porque ele tinha uma galeria em Embu das Artes. Este ano tenho 3 exposições individuais agendadas, uma em Solothurn (Suíça), em Hamburgo e em Landau (Alemanha)", continuou.

Sobre o Cazaquistão, país que fica na Ásia e faz divisa com países como Rússia, República Popular da China, Quirguistão, Usbequistão e Turcomenistão, Gisele diz que é tudo muito impressionante.

"A cidade é dividida: Astana antes e depois de ser capital, período em que o país se tornou independente da Rússia. Ambas são lindas, mas a nova Astana é exuberante, cheia de ostentação, arquitetura contemporânea. E, na maioria das vezes, essas construções incríveis são obras do governo, como espaço para atletas, universidades, museus, bibliotecas municipais, etc. A cidade é maravilhosa e as pessoas também", disse.

A exposição de arte Internacional "Nur Kelbetti Astana" será oficialmente no dia 12 de junho. Por enquanto, os artistas conheceram a cidade e, a partir de amanhã (7), vão começar a produção de suas pinturas.

aaaaaGisele e outros artistas no Cazaquistão 

bbbbbPintura urbana feita por Gisele

Recomendados para você