Vacinação contra gripe começa segunda-feira (23) em Jundiaí

Vacinação contra gripe começa segunda-feira (23) em Jundiaí

O Ministério da Saúde lança na próxima segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Até o dia 1º de junho, crianças entre 6 meses e 5 anos, maiores de 60, trabalhadores de saúde, professores, pessoas privadas de liberdade, com necessidades especiais, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias e indígenas poderão ir a um dos postos de saúde para receber a imunização.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), Maria do Carmo Possidente, a vacinação em Jundiaí será entre os dias 23 de abril a 01 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30 nas UBSs e postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF). “No dia 12 de maio, o Dia D, a vacinação será das 8h às 17h, nas UBSs Central, Colônia, Eloy Chaves e Rami. A expectativa é que neste ano a adesão da população seja maior, pois no ano passado, acabamos, em alguns públicos, não tendo a adesão estimada, de 90%”, comenta.

Neste ano, a vacina protege contra os vírus H1N1, influenza B e o H3N2, tipo que provocou um aumento significativo de casos e de mortes relacionadas à doença no Hemisfério Norte. Segundo dados da VE, são estimadas, para este ano a vacinação de 50.329 idosos, 4.054 gestantes, 21.392 crianças e 666 puérperas. Entre as pessoas com doenças crônicas, foram vacinadas no ano passado 19.705 pessoas e entre os professores, mais 3.070 imunizações.

Neste ano, em todo o Brasil, foram confirmados no país 392 casos de influenza, com 62 óbitos. No mesmo período do ano passado, foram 394 ocorrências, com 66 mortes. O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, afirmou que a maior preocupação da campanha neste ano é garantir cobertura vacinal semelhante em todos os grupos considerados prioritários.

Occhi observou que, embora a cobertura no ano passado tenha sido de 88%, em algumas populações ela esteve abaixo do que seria considerado ideal. Foi o caso, por exemplo, das crianças entre 6 meses e 5 anos. No ano passado, 77% das crianças nessa faixa etária foram imunizadas.

Devem se vacinar contra a influenza idosos com 60 anos ou mais (inclusive os que completam 60 anos até o dia 31/12/2018); profissionais de saúde (mediante apresentação de documento que comprove a profissão); gestantes (em qualquer período gestacional); puérperas (até 45 dias após o parto); crianças de 06 meses a 04 anos, 11 meses e 29 dias; portadores de doenças crônicas não transmissíveis (esses pacientes devem apresentar a prescrição médica com motivo da indicação ou CID para a aplicação da vacina) e professores (mediante apresentação de documento que comprove a profissão).

 

Recomendados para você