11 coisas tão jundiaienses quanto a coxinha de queijo

11 coisas tão jundiaienses quanto a coxinha de queijo

A coxinha de queijo está a um passo de se tornar um bem imaterial de Jundiaí. A iguaria está tramitando pelo Departamento de Patrimônio Histórico de Jundiaí e pode, logo logo, se tornar um símbolo afetivo da cidade. Pensando nisso, decidimos elaborar uma lista de coisas tão jundiaienses quanto a coxinha de queijo - e que poderiam também ser incluídas na lista de patrimônios históricos. Confira:

1 - Bolinho do Dito

Acompanhando a onda da coxinha, esse bolinho também tem queijo, só que com carne. O bolinho de carne com queijo do Bar do Dito é conhecido por todo jundiaiense que se preze. Inclusive, criaram um bloco de carnaval em homenagem a este quitute: o Bloco Carne Com Queijo, que todos os anos desfila na avenida Samuel Martins.

2 - Turbaína

TuRRbaína (não esqueça do sotaque caipira) é a cara dos jundiaienses. A bebida, da empresa Ferráspari, foi criada em meados dos anos 30 na cidade de Jundiaí. De lá pra cá, os habitantes da terra da uva passaram a apreciar cada vez mais a bebida - ainda mais se for acompanhada de pão com mortadela.

3 - Coxinha do Dadá

A coxinha do Dadá é um clássico, não há de se negar. O estabelecimento, que fica no coração do Centro de Jundiaí, na Rua do Rosário, existe desde 1915 (!!!). De lá pra cá, o restaurante pegou cada vez mais fama por conta de suas coxinhas.

4 - Vinho do Maziero

Conhecida como terra da uva, Jundiaí abriga diversas adegas deliciosas, com vinhos de muitíssima qualidade. Um dos exemplos é a Adega do Maziero, que foi a escolhida pelo Papa para celebrar as missas durante sua vinda para o Brasil. Que jundiaiense nunca disse, orgulhoso, que Jundiaí abriga a adega escolhida pelo Papa? Os vinhos do Maziero são frequentemente chamados de 'Vinhos do Papa'.

5 - Sorvete da Galeria

Quem nunca parou na Galeria Bocchino para tomar um sorvete? Dependendo do calor, as filas no local não serão das melhores. Os sorvetes poderem parecer normais, mas é fato que os jundiaienses adoram pedir as famigeradas casquinhas de sorvete e sair pelo centro apreciando a guloseima. Um clássico.

6 - Amarelinha do Vardi

O Bar do Vardi é bem famoso entre os jundiaienses. Mais do que o bar, a fama fica mesmo para a clássica amarelinha, a batididinha alcoólica mais querida da terrinha. O local costuma lotar aos finais de semana e a maioria das pessoas vão em busca da tal bebida. Além disso, o bar também oferece cervejas e outras batidinhas, todas feitas artesanalmente e com ingredientes naturais, misturados com pinga ou vodka.

7 - Maria dos Pacotes

Bicho Papão? Não! Jundiaí tinha a Maria dos Pacotes. A personagem urbana começou a povoar as histórias da cidade em meados da década de 60. Carlota Edith Barbieri, a Maria dos Pacotes, perambulava pelas ruas da cidade com diversos pacotes, instigando a imaginação dos jundiaienses. Conforme as histórias populares, Maria dos Pacotes vivia pelas ruas após ser abandonada no altar e seus pacotes eram os presentes que ela e seu quase noivo haviam recebido antes do casamento. Por muito tempo, os pais utilizavam os mitos da personagem para 'assustar' as crianças desobedientes.

8 - Festa Italiana

Sem dúvida a 'Festa Italiana di Jundiaí' é um dos eventos mais tradicionais da cidade e recebe gente de toda a região, do estado e até mesmo do país. Neste ano, a festa já está em sua 30º edição, sempre trazendo em seu cardápio culinária tipicamente italiana, além de programações musicais e culturais que remetam à Itália. Quer algo mais jundiaiense do que uma festa com tema italiano?

9 - Festa da Uva

Outro evento tradicional na cidade é a 'Festa da Uva', que acontece anualmente no Parque Comendador Antônio Carbonari. Neste ano, quando foi celebrada a 34° edição da festa, quase 160 mil pessoas prestigiaram o evento, que é voltado para a uva. A festa inclui opções gastronômicas, invervenções culturais, venda de artesanato, exposição e venda de uvas, vinhos e outras frutas, além de concurso de melhor uva da região. O evento é uma marca de Jundiaí e reúne visitantes de toda a região.

10 - Lanche e maionese do Mirim Dog

Dizem por aí que a maionese do Mirim Dog é a melhor que existe por essas bandas. A lanchonete, que já existe há 30 anos na região central da cidade, também merece entrar nessa lista. Apesar do Mirim Dog não ter hot dog, os hambúrgueres do local e, principalmente a maionese, são um clássico para todo jundiaiense que se preze.

11 - Pastel do Bar do Pedro

Pode-se dizer que o Bar do Pedro é um posto turístico de Jundiaí. O espaço está localizado dentro do mercadão da Vila Arens, o equivalente ao mercadão de São Paulo em terras jundiaienses. O Bar do Pedro é o responsável por fazer um dos pastéis mais famosos da cidade - se não o mais.

Gostou da nossa lista? Tem mais alguma coisa tipicamente jundiaiense que você acha que deveria entrar nesta seleção? Não deixe de comentar!

Recomendados para você