Viaduto das Valquírias terá mão única apenas em fase inicial

Viaduto das Valquírias terá mão única apenas em fase inicial

Após postagens nas redes sociais, em que os internautas estavam em dúvida sobre o Viaduto das Valquírias, cuja inauguração inicial deve acontecer em breve, a Prefeitura de Jundiaí e a CCR Autoban, que é responsável pela construção do viaduto, esclareceram ao Tribuna de Jundiaí alguns pontos da obra.

Nesta fase inicial, a liberação do tráfego de veículos será apenas no sentido bairro-Centro, em uma única mão, em trecho que liga a avenida Osmundo dos Santos Pellegrine à marginal, que leva até a rua Jacyro Martinasso, de onde os motoristas poderão acessar a avenida Prefeito Luiz Latorre.

Sobre o Viaduto das Valquírias, a CCR Autoban, que realiza a obra, esclareceu por meio de nota que o viaduto "possui aproximadamente 400 metros de extensão, está sendo construído com duas faixas de rolamento – uma para cada sentido - e refúgio de 1 metro em cada lado/sentido". A concessionária ainda lembrou que o mesmo contará com ciclovia.

A Prefeitura de Jundiaí, também por meio de nota, esclareceu que esta primeira fase será inaugurada para desafogar o trânsito no sentido bairro-Centro, que é de maior demanda. Confira nota na íntegra:

"A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) informa que, nesta primeira fase, o tráfego no viaduto do Córrego das Valquírias será liberado no sentido bairro-Centro, que é, inclusive, o trecho de maior demanda.

A expectativa é de um fluxo de 700 carros por hora, o que vai desafogar outros pontos da cidade, ao contrário do mencionado na demanda. O trecho liga a avenida Osmundo dos Santos Pellegrine à marginal que leva até a rua Jacyro Martinasso, de onde os motoristas poderão acessar a avenida Prefeito Luiz Latorre, um importante ponto de distribuição da cidade.

A liberação do tráfego em mão dupla ocorrerá após a conclusão da obra pela Autoban, concessionária que administra a rodovia. A inauguração ocorrerá tão logo seja emitida a licença de operação à concessionária por parte da Cetesb. Cabe ressaltar que as obras de responsabilidade da Prefeitura já foram concluídas".

De acordo com previsões, a outra mão do viaduto, que ligará centro-bairro, deve ser inaugurada daqui a alguns meses. Com isso, será finalizado o Complexo Viário de Jundiaí, que também conta com outros dois viadutos no final da Avenida Nove de Julho, na altura da rodoviária. Todas as obras tiveram investimento total de R$ 230 milhões.

Recomendados para você